GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO
/SEDUC /
VILHENA
E.E.E.F.JULIETA VILELA VELOZO
PROJETO “FAMÍLIA:
PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO
DE ENSINO E
APRENDIZAGEM”
COLORADO DO OESTE – RO
ANO 2013
“Para nós, educadores, fica cada vez
mais claro que nenhuma educação pode ser entendida fora de seu contexto
institucional, social e político. É preciso sempre considerar o momento
histórico e a história de cada sujeito, pois a Educação é o reflexo do momento
em que vivemos, onde todos nós buscamos fora de nós mesmos os responsáveis pelo
mal-estar que paira sobre o ato de educar e, principalmente, do Ser Humano. O
momento é de sair do tão conhecido lugar da queixa e agir.”
(João Beauclair)
Mas é preciso renovar nossas forças,
lançar novos vôos, caminhar deixando que a alegria de ensinar e educar contagie
nossas vidas e supere nossos cansaços de tantas injustiças, exclusões e
infelicidades. Ensinar é acreditar,
pois é, na nossa postura como ensinante do presente, que podemos exercer nossa
importante função social e auxiliar o trabalho de superação da desigualdade e
da ignorância, em prol de um mundo mais justo, igualitário e inclusivo.
(João Beauclair)
01
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JULIETA
VILELA VELOZO
ENDEREÇO: RUA BARTOLOMEU BUENO, Nº. 4665
BAIRRO: SANTA LUZIA
E-MAIL: escolajvvelozo@hotmail.com
TELEFONE: (0XX) 69 3341 2086
CNPJ: 84.560.093/0001-07
MUNICÍPIO: COLORADO DO OESTE – RO
NÚMERO DE
ALUNOS: 100
TÍTULO DO PROJETO: FAMÍLIA: PEÇA
FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AUTORES DO PROJETO: PROFª ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA
(DIRETORA), PROFª ANA LEITE DE SOUSA SANTOS (VICE-DIRETORA), PROFº CATARINA SENA DOS SANTOS SILVA
(ORIENTADORA EDUCACIONAL).
EXECUÇÃO: EQUIPE PEDAGÓGICA E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA
ESCOLA.
PÚBLICO ALVO:
ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR
PERÍODO: MARÇO A NOVEMBRO DE 2013
EQUIPE
GESTORA:
DIRETORA:
ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA
VICE-DIRETORA:
ANA LEITE DE SOUSA SANTOS
COORDENADORA PEDAGÓGICA ANDRÉIA
DE SOUZA BARBOSA ORIENTADORA EDUCACIONAL: CATARINA SENA DOS SANTOS SILVA
PSICOPEDAGOGA: GENI PEREIRA DE MORAIS
02
– APRESENTAÇÃO
O projeto “Família: Peça
Fundamental no Processo de Ensino e aprendizagem” tem como público alvo os
pais, em especial as mães dos alunos da escola estadual de ensino fundamental
Julieta Vilela Velozo. Tem como objetivo conhecer as famílias, buscando subsídios
para diminuir essa distância entre a escola e a família, apresentando o dever
da escola como espaço educativo e a importância da família no contexto escolar.
O Serviço de Orientação
Escolar visa principalmente oferecer condições adequadas para facilitar o
processo de ensino-aprendizagem dos educandos, promovendo a melhoria das
relações interpessoais e organizando ações em conjunto com a equipe gestora,
professores, alunos e toda comunidade escolar. Dentre as ações
que desenvolvemos no S.O.E., destacam–se a orientação à família, através do diálogo
na escola e das visitas à casa dos alunos e seus familiares durante todo o ano
letivo. Buscando
compreender os aspectos cognitivo, afetivo, social, familiar e de saúde, realizando
uma entrevista através de um formulário. Trazendo para dentro da escola o aluno
e a sua realidade, valorizando o respeito e a diversidade de valores sociais e
étnicos da nossa comunidade estudantil.
Pretendemos através deste
projeto, desenvolver ações educativas de acordo com o Projeto Político
Pedagógico e também do Regimento Interno da Escola, descobrindo o que as famílias
gostariam de aprender e que escola pudesse ensinar que fosse útil para
desenvolver no seu dia-a-dia. Espera-se uma escola nova, que nasça sem receitas
mágicas, mas com vontade, capacidade, criatividade e amor.
03 – JUSTIFICATIVA
Existem famílias que raramente comparecem à escola para
acompanhar a vida escolar de seus filhos, deixando todos os problemas que
surgem à responsabilidade da escola. Nesse sentido, acreditamos que esse
projeto através do trabalho de visitas e orientação a estas famílias pode mudar
muito o modo de pensar desta comunidade escolar, contribuindo para a
aprendizagem dos alunos. Este
projeto tem o propósito de orientar as famílias da importância da participação
das mesmas na vida escolar de seus filhos, através da participação em reuniões,
eventos e se fazendo presente sempre que necessário espontaneamente e quando
convocados pela escola, em prol da melhoria do ensino.
É
dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao
adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação,
à educação, (...), além de colocá-los salvo de toda forma de negligência,
discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, art. 227).
Diante do que fora citado, podemos observar que a
responsabilidade em relação à criança é de todos nós, embora sendo a escola uma
instituição inserida num contexto social, mais amplo e complexo, hoje há um
consenso de que a educação é uma tarefa coletiva, da escola, da família e da
sociedade, e que mesmo sendo a escola dirigida por uma equipe de profissionais
que nela trabalham, ela não pode ficar à margem do contexto em que está
inserida.
A escola e a família são
pontos de referência dos alunos, sem o intercâmbio entre a família e a escola
as possibilidades de aprendizagem ficam limitadas.
É importante ter a
comunidade na escola, não como meros espectadores, mas como pessoas que
participam ativamente, apresentando sugestões, avaliações e conclusões. Em
função disso é que surge a necessidade de organizar encontro com a família,
usando o mesmo princípio de participação democrática que norteia o trabalho
coletivo da escola.
04
– OBJETIVOS
4.1 – OBJETIVO GERAL:
ü
Orientar
as famílias da importância da participação das mesmas na vida escolar de seus filhos;
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü
Conhecer
melhor as famílias, o modo de vida e a condição sócio-econômica, ou seja, as
variáveis que influenciam no processo de ensino e aprendizagem, estreitando a
distância entre a escola e a comunidade, percebendo a responsabilidade dos pais
para com seus filhos;
ü
Exercitar
a convivência harmoniosa entre alunos, pais e funcionários da escola;
ü
Oportunizar
a valorização das experiências das famílias, compreendendo o que gostariam de
aprender e que escola pudesse ensinar, que fosse útil para desenvolver no seu
dia-a-dia.
ü
promover
eventos, através de
parcerias com voluntários, despertando-as para uma vida mais prazerosa.
05-
METODOLOGIA
Para realizar este projeto
pretendemos desenvolver pequenas ações que efetivamente promovem a convivência
harmoniosa no ambiente escolar, através das visitas à casa dos alunos e seus
familiares com um simples diálogo, uma escuta cuidadosa e atenta, bem como o
respeito a opiniões diferentes são estratégias que nos ajudará a conhecer
melhor os alunos. Serão desenvolvidas
ações, como:
∆ Visita às famílias com entrevista através de
formulário;
∆ Oportunizar
o diálogo com os familiares de nossos alunos dentro da escola e em suas casas, de
modo que a troca de experiências entre estes e os alunos seja prazerosa;
∆ Promover eventos como palestras
para os pais, alunos e funcionários da escola;
06
- CRONOGRAMA
Fevereiro de 2013
|
ü Discussão sobre a elaboração do
projeto.
|
Fevereiro a março de 2013
|
ü Elaboração do Projeto e de
formulários para entrevista com as famílias.
|
Março a Novembro de 2013
|
ü Execução do Projeto. Visita à casa
das famílias para conhecer e realizar a entrevista; desenvolvimento de atividades na escola;
|
Dezembro de 2013
|
ü Encerramento do Projeto.
|
07
– AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua
e dinâmica, pela busca de um ambiente mais harmonioso tanto na escola, quanto
na sociedade em que vivem que servirá para determinar se os objetivos do
projeto foram alcançados efetivamente.
Avaliar o envolvimento
dos pais nas atividades escolares de seus filhos; observando o comportamento
dos alunos, se realmente estão respeitando os limites e regras impostos pela
escola e o respeito para com o próximo.
08
– RECURSOS
Recursos Humanos:
ü Serviço de orientação Escolar;
ü Equipe gestora;
ü Professores e demais funcionários da
escola;
ü Alunos;
ü Comunidade;
ü Palestrantes,
ü Voluntários.
Materiais:
ü Papel Sulfite;
ü Caneta hidrográfica;
ü Computador;
ü Tinta para impressão;
ü Máquina fotográfica;
09- REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa
do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 310 p.
BEAUCLAIR, João. Ensinar é Acreditar. Rio
de Janeiro: Wak Ed., 2008.
CUNHA, Eugênio. Afetividade na Prática Pedagógica: Educação, TV e Escola. Rio de
Janeiro: Wak Ed., 2007.
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9394/96.
Brasília: Senado, 1998.
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