quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto de Leitura

FAEC – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COLORADO DO OESTE
CESUC - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE COLORADO D’OESTE
  
A VIAGEM DA LEITURA NAS TERRAS DO FAZ-DE-CONTA

COLORADO DO OESTE
2008

FAEC – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COLORADO DO OESTE
CESUC - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE COLORADO D’OESTE

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
TÍTULO: A VIAGEM DA LEITURA NAS TERRAS DO FAZ-DE-CONTA
         
        INSTITUIÇÃO:
FAEC – Faculdade de Educação de Colorado do Oeste

COORDENAÇÃO:
    Professoras: Érica Jaqueline Pizápio
                      Eloísa Rosana de Azeredo

        PÚBLICO ALVO:
Acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras, professores e visitantes de outras instituições.

  1. JUSTIFICATIVA:
        A leitura é um hábito adquirido ao longo da vida, mas que deve ser introduzido cedo. Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, as crianças já devem vivenciar experiências com a leitura através de histórias contadas, CDs, vídeos, DVDs ou simples imagens mostradas por um adulto ou criança mais experiente. No entanto, observa-se que estas experiências acabam, na maioria dos casos, sendo vivenciadas somente quando a criança vai para a escola. O que vemos é que tanto a leitura quanto a escrita parecem estar “presas” ao caderno, aos livros didáticos, resumos, resenhas e a um planejamento bastante sistemático e rígido. O livro, muitas vezes acaba sendo uma atividade vista como chata, imposta, pois tudo que temos que fazer por obrigação acaba se tornando chato. Sendo assim, a família e a escola acabam com gosto pela leitura de crianças e jovens.

        Num país onde o letramento e a boa leitura ainda não aparecem como objetivos principais na educação, é de suma importância que promovamos espaços de reflexão sobre estes aspectos. Possuímos grandes escritores que infelizmente não recebem o valor merecido. Suas fábulas, lendas, contos e histórias em quadrinhos trazem ao expectador muito mais que “apenas boas histórias”. Elas ensinam valores, cultura, respeito à diversidade entre outros muitos conhecimentos que as cercam.

        Portanto, aos educadores é necessária muita reflexão acerca da literatura infantil e como utilizá-la no cotidiano escolar e principalmente onde tudo começa: na Educação Infantil. A criação de espaços onde a criança possa vivenciar situações de prazer e aprendizagem é de suma importância para seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

        Nossa oficina vem de encontro com esta necessidade e falar deste espaço é vir de encontro com os mais diferentes espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, às emoções, ao desenvolvimento da imaginação (fantasia), da socialização, da criatividade, da auto-estima, do desenvolvimento motor, da sensibilidade, da construção do conhecimento, enfim, do desenvolvimento total da criança.

        Os currículos que compõe a formação dos educadores precisam contemplar esta discussão e tornar a prática do uso da literatura infantil uma prática pedagógica constante no contexto escolar. Para isso, faz-se necessário um novo olhar do professor quanto a esta prática, começando pelo exercício da mesma em nossas Universidades, em nossos cursos de Formação Pedagógica em nossas instituições de ensino. Sendo assim, a presente proposta visa estimular e conscientizar não só os acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras, mas também, todos aqueles na área de Educação, que se farão presentes na exposição deste Projeto sobre a importância de realizarmos uma viagem pelas terras do Faz-de-conta.

  1. FINALIDADE:
        O presente projeto tem como finalidade conscientizar os participantes da importância do trabalho da Literatura Infantil em sala de aula, através da teoria e prática, estimulando a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil, instrumentalizando os participantes para uma dinâmica crítica, reflexiva, socializadora e lúdica, dentro do âmbito escolar.

4.   OBJETIVOS:

4.1 Objetivo Geral:
Incentivar o gosto e o prazer pela literatura Infantil, através de uma metodologia lúdica imaginária, criando possibilidades reflexivas voltadas para a prática da leitura e sua importância no contexto atual, resgatando o seu verdadeiro sentido.

        4.2 Objetivos Específicos:
        Estabelecer contato com os mais diversos autores de histórias e textos infantis, analisando suas obras;
        Reconhecer a literatura infantil nas suas mais diversas dimensões, resignificando esta como verdadeiro espaço de criação, imaginação, socialização e construção da aprendizagem;
        Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de aprender, socializar e interagir;
        Articular, através das histórias, situações problemas que possibilitem a criação, interação e o desenvolvimento dos participantes, proporcionando assim transformações significativas em todos envolvidos no processo.


5.   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
    Durante muito tempo, a leitura de contos infantis foi deixada de lado. Eram desprezadas e banidas, consideradas altamente perigosas devido seu caráter dramático. Somente depois que a psicanálise desmistificou o universo infantil, os contos de fadas voltaram a ser lidos justamente por possibilitarem um modo repleto de reflexões, fantasias e ambivalências. Muito mais que alfabetizar e letrar, as histórias infantis possuem um grande papel na construção da identidade da criança e na resolução de conflitos.

Os contos aliviam as pressões exercidas por esses problemas, favorecem a recuperação, incutindo coragem na criança, mostrando-lhe que é sempre possível encontrar saídas. Finalmente, os contos consolam muito: o final feliz, que muitos adultos consideram irreal e falso é a grande contribuição que os contos fornecem à criança, encorajando-a lutar por valores amadurecidos e a uma crença positiva da vida. (ROSSONI, 2008)


        A leitura é uma atividade indispensável para o ser humano, é uma habilidade que precisa ser estimulada para ser adquirida e deve ser exercitada em suas mais variadas formas. Lemos o mundo de diversas formas através de imagens, gestos, sons, letras e números. Sendo a mais complexa das habilidades, a leitura acaba determinando nosso sucesso ou fracasso tanto escolar quanto profissional. As dificuldades em relação à leitura e sua interpretação ocasionam diversos problemas cognitivos, psicológicos e sociais. Sendo assim porque não valorizarmos mais a leitura de nossas crianças e jovens?

A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 1998)


        É importante ressaltarmos também a importância do texto não verbal onde a criança identifica cores, traços, formas e movimentos.  O desenvolvimento destas habilidades possibilita à criança exercer uma leitura mais ampla dos mais variados textos visuais e consequentemente a leitura no geral onde ela observará com mais detalhes suas estruturas.

        Sendo assim, é imprescindível um trabalho diferenciado onde a leitura seja a mola prepulsora de toda esta esfera educacional, onde o professor é o agente dinamizador deste processo estando diariamente em contato direto com o mundo da literatura infantil. Literatura esta fantasiada que propicia o sabor da descoberta, do entretenimento, da fantasia, enfim...Que de fato seja um instrumento que contribua para a formação de futuros cidadãos críticos, criativos e atuantes que não percam a essência da magia, dos sonhos e assim não esqueçam a criança adormecida dentro de si...
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6.   METODOLOGIA:

        Este projeto será desenvolvido pelas coordenadoras Professoras Érica e Eloísa e demais participantes da oficina onde através do contato direto com a leitura, serão realizadas atividades lúdicas, atrativas e reflexivas, da mais variadas espécies e gêneros com livros de histórias infantis, contos, fábulas, gibis, clássicos, poemas e poesias.

7.   ROTEIRO DE TRABALHO:

        7.1 Data e Horário:
        7.2 Programação: A oficina acontecerá no período noturno e estará dividida em 3 noites totalizando uma carga horária de 16 horas.  

8.   CRONOGRAMA:

Datas
Descrição da Atividade
08/05/2008 a 19/06/2008
Construção do material lúdico para a montagem da brinquedoteca.
06/08/2008 a 12/08/2008
Planejamento e organização das atividades.
14/08/2008
Montagem da Brinquedoteca na Escola Regina Sperfeld Sebold
15/08/2008
Aplicação das atividades.
22/08/2008
Entrega do relatório de atividades.


9. AVALIAÇÃO:
        O Projeto “A viagem da leitura nas terras do faz-de-contaserá avaliado mediante a participação e o entrosamento dos participantes e as atividades práticas realizadas.


10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Vol 3: Conhecimento de mundo.

________. Gestar: Literatura Infantil. Vol.07. Brasília: 2002.

ROSSONI.Maria de Fátima. Contos de Fadas: É importante analisar o conteúdo de histórias infantis. In Revista do Professor. Abril/junho.2008

Revista Nova Escola: Edição Especial – Leitura. Nº18. Abril: São Paulo,2008.

_______. A Viagem da Leitura nas Terras do Faz-de-Conta. Abril: São Paulo:1998.


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