terça-feira, 27 de março de 2012

Sugestões de Livros para Leituras de 6º ao 9º ano


Rick e a Girafa
6º ano

Rick e a Girafa, de Carlos Drummond de Andrade
O livro permite que sejam trabalhados elementos da narrativa dentro do gênero conto. Ao mesmo tempo, o aluno entra em contanto com um importante escritor da tradição literária brasileira que, apesar de não ser um autor contemporâneo, mantém sua atualidade e, via humor, atrai o público infantil.

A terra dos meninos pelados
A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos
A obra repete Rick e a girafa no sentido da tradição e da atualidade. A novela de Graciliano Ramos permite questionar o preconceito e a opressão via elementos da narrativa. Mais especificamente, a ausência de voz de Raimundo é figurada, no início, pelo emprego do discurso indireto. Conforme o protagonista entra em Tatipirum, o discurso indireto dá lugar ao direto, figurando o sentimento de estar entre iguais.

Os cavalinhos de Platiplanto
Os cavalinhos de Platiplanto, de José J. Veiga
O livro oferece uma série de contos reveladores da importância do imaginário na fuga das frustrações e violências cotidianas. Por meio da grande distância entre o tempo do narrado e o tempo da narração, conhecemos um narrador adulto rememorando fatos marcantes da infância que invariavelmente o levaram a fugir para o universo da fantasia. O livro também evidencia o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.

Melhores Poemas Paulo Leminski
Melhores Poemas, de Paulo Leminski
Os poemas de Leminski permitem ao estudante perceber a particularidade da palavra poética, diferenciando sentido literal e figurado. Além disso, as composições do poeta permitem que o aluno perceba o poema como um complexo objeto de conhecimento, e inicie a construção do conceito de Forma literária.

7º ANO
O Nariz
O Nariz, de Luís Fernando Veríssimo A obra permite ao professor trabalhar as relações entre literatura e sociedade dentro do gênero Crônica. Pelo fato de as crônicas do livro se referirem à década de 70, é possível trabalhar, inclusive junto à professora de História, o contexto da ditadura militar no Brasil. A aparente simplicidade e do senso de humor das crônicas contribuem para o interesse dos alunos. Ao mesmo tempo são textos sofisticados que permitem boas análises literárias.

Histórias Extraordinárias
Histórias Extraordináriasde Edgar Allan Poe
Livro apresenta aos estudantes um grande nome da literatura mundial. Seus leitores são conduzidos ao universo da narrativa fantástica por meio de contos extremamente envolventes.

Belo Belo
Belo Belo e outros poemas, de Manuel Bandeira
Por meio da poesia de Bandeira é possível ao aluno se aproximar da ideia de Forma literária. Através da análise do poema "Teresa", pode-se introduzir os conceitos de Intertextualidade e Paródia.

A Sombra dos Reis Barbudos
Sombras de Reis Barbudos, de José J. Veiga
Livro é o representante dos Romances no programa do 7º ano. De caráter alegórico, exige do estudante a habilidade de interpretar um conjunto de metáforas como uma totalidade de sentido.
 8º ano
Laços de Família
Laços de Família, de Clarice Lispector
Por meio dos contos da escritora brasileira, a turma vai explorar a diferença entre o ponto de vista de um narrador em 3ª pessoa e o ponto de vista das personagens da trama narrativa.

A Rosa do Povo
A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade
Os poemas de Drummond ajudam a moçada a atribuir sentido ao texto lido, considerando as características de um livro composto por poemas.

A dama do cachorrinho e outros contos
A dama do cachorrinho e outros contos, de Anton Tchekhov
Os contos do escritor russo fazem com que os alunos aprendam a reconhecer e analisar os elementos da narrativa e as partes do enredo.

O Pagador de Promessas
O Pagador de Promessas, de Dias Gomes
Com a obra de Dias Gomes, a classe vai estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e conhecer as características do gênero dramático.
 9º Ano
 Essa fonte de livros maravilhosos estão sugeridos pelo site da Revista Nova Escola em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-escola-programa-leituras-6o-ano-549447.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário