A Professora Renata - realizou algumas experiências nas aulas de ciências com seus alunos. Cada aluno levou um livro da coleção "Experiências" e se preparou e assim em grupos, demonstram várias experiencias. Elas foram simples, mas que surtiu efeito no sentido cientifico. A professora Renata orientou os alunos para se adequarem á experiencias com materiais fáceis e baratos, onde aproveitaram sucatas e componentes do cotidiano. Podemos conferir este belo trabalho com as imagens a baixo! E parabéns à professora Renata!!!
Sugestões de experiencias de Ciências com água!!
por Marion Frank
Ilustrações por Claudia Marianno
Ilustrações por Claudia Marianno
Selecionamos algumas atividades
usando a água, para mostrar a seu filho conceitos básicos de ciências. São sete experiências fáceis de fazer em casa. Ideias simples, mas valiosas, pois provam o quanto a água é um recurso importante
para o planeta – e o homem. Ela pode ser utilizada para marcar o tempo e
sustentar a vida, além do emprego em processos industriais, por exemplo. “Os
experimentos demonstram como a água está presente em atividades do dia a dia,
atividades essas pouco identificadas por nós”, realça Mario Domingos, curador
científico da mostra Água na Oca, do Instituto Sangari. “E eles ganham ainda mais importância ao aproximar a água do universo da
criança e do adolescente”, diz Cristian Annunciato, pesquisador do mesmo instituto.
1) Flutua ou afunda?
Objetivo: investigar por que alguns objetos flutuam e outros, afundam.
1º Providencie um balde ou uma
bacia e encha com água
2º Escolha objetos que possam ser
colocados em contato com a água, como brinquedo de plástico ou talheres e copos
(também de plástico). E separe em dois grupos, nomeando os que vão flutuar e os
que vão afundar
3º No recipiente com água,
verifique entre os objetos que flutuam aqueles que, quando submersos por
completo, mesmo assim retornam à superfície (com isso, eles provam que são
menos densos do que a água)
4º Compare agora os objetos que
afundaram com os que flutuaram. E entenda que não é apenas o peso que
interfere, mas também a forma de cada objeto e o volume de água que ele desloca
quando em contato com a água que vai determinar se ele afundará ou flutuará
2) Como limpar a água?
Objetivo: conhecer processos em uso no tratamento (caso da filtração) e na
obtenção de água potável
1º Em uma jarra com água, coloque
um pouco de terra e folhas secas. Essa água vai representar a coletada de lagos
e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água
2º Pegue uma garrafa PET de 2
litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chumaço de algodão por
dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo
3º Coloque, depois, algumas
pedras pequenas sobre o algodão e cubra com areia
4º Despeje lentamente a água
“suja” dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a água
antes e depois da ação do filtro
3) Foguete de água
Objetivo: evidenciar a tensão superficial da água
1º Providencie uma bacia ou forma
de pizza e encha com água
2º Recorte um pedaço de papel,
com aproximadamente 5 x 2 cm, com o formato da figura abaixo
3º Coloque essa lâmina de papel
sobre a água de maneira que fique flutuando na superfície
4º Pingue uma gota de detergente
na abertura retangular e observe o que ocorre com o barco. Ele vai se mover
porque a gota de detergente rompe a tensão superficial da água, movendo o que
está na superfície
4) Erosão
Objetivo: Relacionar a movimentação da água com o arrasto de solo
1° Em uma bandeja, monte uma
amostra de solo de modo a criar camadas com a superfície de inclinação bem
pronunciada
2° Corte uma garrafa PET de 2
litros ao meio e use a parte com bico como se fosse um funil
3° Faça um furo bem pequeno na
tampa e coloque água dentro desse “funil”
4° Segure a metade da garrafa com
o “funil”sobre a amostra de solo e deixe a água correr bem lentamente. Observe
o que acontece por onde ela escorre – a água forma imediatamente “valetas”. A
formação dessas “valetas” só vai ser controlada, se incluir sementes de grama a
título de vegetação no experimento
5) Dilatação anômala da água
Objetivo: Verificar a variação de volume de água, quando passa do estado
líquido para o sólido
1° Encha uma garrafa PET de
600 ml com água de modo a não deixar espaço para o ar. Feche bem a tampa.
Pegue, depois, outra garrafa PET de mesmo tamanho e feche bem a tampa – em seu
interior, só haverá ar
2° Observe o formato das garrafas
e deixe-as no congelador por algumas horas (ou seja, até a água em estado
líquido ter se transformado em gelo)
3° Após o congelamento, observe
outra vez as garrafas. O que ocorreu? Aquela só com ar pode até diminuir
ligeiramente de tamanho, enquanto que a garrafa cheia de água vai ficar
estufada, provando que a água resfriada aumenta de volume
6) Variação do volume de água e do
gelo
Objetivo: Verificar se há variação do volume de água em estado líquido em um
copo com gelo depois de ele ter derretido por completo
1° Coloque gelo em um copo
transparente e acrescente água até o ponto que o gelo comece a flutuar, sem
tocar no fundo do copo.
2° Marque, com caneta, a altura
que a água em estado líquido atingiu no interior do copo
3° Observe o copo após algumas
horas, quando o gelo tiver se derretido. O que terá acontecido com o nível da
água em estado líquido? Nada, isso porque o gelo, ao flutuar, desloca uma
quantidade de água que é equivalente ao seu peso
7) Relógio de água
Objetivo: também chamado clepsidra, funciona por gravidade. Um dos primeiros sistemas criados
pelo homem para medir o tempo – data de 600 a.C
1º Corte ao meio uma garrafa PET
de 2 litros. Fure a tampa com um prego, usando martelo
2º Pegue a metade da garrafa com
a tampa (A) e coloque de cabeça para baixo dentro da outra metade da garrafa
(B)
3º Encha o recipiente A com água
de modo a que comece pingar na outra metade (B) Deixe escorrer por 30 minutos e
marque, com caneta, a altura da água acumulada em B. Repita a operação a cada
30 minutos até a água acabar em A
4º Volte agora toda a água A.
Quando o nível de água atingir a primeira marca de caneta, terão sido
transcorridos 30 minutos; quando chegar na segunda marca, uma hora e assim por
diante
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