Este é o modelo do planejamento anual da sala de reursos onde a professora Nilza Executa seu trabalho com alunos os quais necessitam de acompanhamento individual.
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/VILHENA
E. E. E. F. JULIETA VILELA
VELOZO
COLORADO DO OESTE – RO
PLANEJAMENTO
ANUAL DO AEE – Atendimento Educacional Especializado
PROFESSORA: NILZA DA
ROCHA VIEIRA SOARES
ANO: 2012
IDENTIFICAÇÃO
Área:
Educação Inclusiva
Entidade:
E. E. E. F. Julieta Vilela Velozo
Diretora:
Ana da Rocha Vieira Oliveira
Vice-diretora:
Ana Leite de Sousa Santos
Secretária:
Marialva Aparecida Teixeira Ribas
Orientadora
Educacional: Catarina Sena Dos Santos Silva
Supervisora:
Andréia de Souza Barbosa Lima
Professora:
Nilza da Rocha Vieira Soares
Público Alvo: Alunos com Transtorno Global do
Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Deficiência Mental da Escola de Ensino
Fundamental Julieta Vilela Velozo.
Local da realização: Sala de Recurso da Escola Julieta
Vilela Velozo
Período: fevereiro
a dezembro de 2012.
OBJETIVOS
GERAIS
Ø Propor
ações educativas que possam atender às reais necessidades dos educandos.
Ø Sensibilizar
os demais docentes da importância da educação inclusiva e através de recursos
tecnológicos pedagógicos e outros recursos, buscar reduzir os problemas e
dificuldades de aprendizagem dos alunos com Transtorno Global do
Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Deficiência Mental;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Aumentar as expectativas das crianças em
relação às atividades propostas;
Ø Avaliar a
autopercepção e imagem;
Ø Diferenciar
as individualidades de cada um;
Ø Aprimorar
a percepção de si mesmo;
Ø Avaliar os
sentimentos e fantasias pessoais;
Ø Identificar
e nomear igualdade e diferencias;
Ø Desenvolver
a construção conceitual e terminologia correta das diferenças;
Ø Trabalhar
a percepção dos sentimentos;
Ø Diferenciar
tristeza, alegria e sentimentos;
Ø Levantar
fantasias que provocam medo;
Ø Desenvolver
atividades que despertam a imaginação dos educandos;
Ø Delinear
gostos e preferências;
Ø Estimular
a criatividade, analisando conceitos (eu e outro);
Ø Identificar
as qualidades de quem chamamos de amigos;
Ø Diferenciar
amigo, colega e estranhos;
Ø Estimular
a capacidade de comunicação e diálogo;
Ø Avaliar a
percepção de si mesmo, discriminando o que se é descobrindo quais os recursos
pessoais para lidar com diferentes situações;
Ø Avaliar a
autopercepção e imagem;
Ø Identificar
e discriminar pontos pessoais comuns e divergentes;
Ø Trabalhar
a autopercepção no educando;
Ø Dar
informações que envolva espacialização: objetos, pessoas e ambientes em casa,
escola;
Ø Despertar
noções de higiene pessoal e interesse em cuidar de si mesmo;
Ø Diferenciar
vários tipos de famílias e perceber sentimentos em relação a família;
Ø Estourar
bolhas de sabão para conhecer as letras do alfabeto;
Ø
Brincar
com as cartas até conseguir formar os pares para conhecer a cultura milenar do
Egito um país famoso pelos seus segredos: pirâmides, múmias, faraós e muito
mais;
Ø
Viajar
pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte,
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seja cauteloso e guie a nave pelo Sistema
Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas;
Ø
Separar
as palavras em sílabas para brincar no labirinto Escola Games.
No labirinto, você vai guiar os mascotes até pegar todas as sílabas;
No labirinto, você vai guiar os mascotes até pegar todas as sílabas;
Ø
Ajudar
o índio a pescar as letras que passam pelo rio, para escrever as palavras que
correspondem aos desenhos;
Ø Ler
atentamente a dica e formar a palavra correspondente com as letras que estão na
sopa;
Ø Aumentar o volume, ouvir a palavra, observar o
desenho e escrever corretamente a palavra ditada. Tendo 30 segundos para
digitar cada uma;
Ø Associar
corretamente as palavras ao desenho;
Ø
Capturar
as sílabas e formar palavras, colocando as sílabas nas posições corretas.
Depois jogar o jogo da memória com as cartas que você recebeu;
Depois jogar o jogo da memória com as cartas que você recebeu;
Ø
Completar
as lacunas com vogais para formar as palavras indicadas no desenho e depois,
identificar as vogais através de um picadeiro;
Ø
Completar
a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno
vai controlar um robô, encontrar letras espalhadas pela fábrica e montar outras
palavras;
Ø
Clicar
na pipa que tem uma figura com o nome começado pela mesma letra que aparece na
placa.
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto;
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto;
Ø
Conhecer
os números de 1 a 10, capturando as estrelas no parque Escola Games;
Ø
Completar
os espaços com os números que faltam, prestando bastante atenção para descobrir
a lógica de cada fase;
Ø
Saber
a diferença entre os números pares e ímpares. A diversão é garantida para quem
aceitar o desafio, o aluno vai poder surfar e se refrescar com os cocos em um
jogo educativo online;
Ø Reconhecer
os números ordinais;
Ø
Escolher
uma tabuada e responder às questões para começar uma grande aventura, através
das quatro operações;
Ø
Completar
os 5 desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar. Depois montar e
imprimir o próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo,
triângulo e retângulo;
Ø Acertar o
desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as
formas geométricas, no fundo do mar;
Ø
Conhecer
os principais meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos;
Ø Reconhecer
todas as informações sobre profissões e cargos, identificando os ambientes de
trabalho;
Ø Conhecer
um pouco sobre o “Mundo dos Surdos”;
Ø Reconhecer
numerais e Valores Monetários;
Ø Visitar o
Supermercado próximo à escola e utilizar a moeda corrente;
Ø Resolver
situações problemas, envolvendo as quatro operações;
Ø
Escrever o
plural das palavras indicadas na tela de um jogo online, após três tentativas a
professora mostrará a resposta certa. Ao terminar todas as perguntas, o aluno
irá conhecer novos plurais brincando com o jogo da memória.
Ø Utilizar o calendário mágico para desfrutar de seus
poderes. Após responder a todas as perguntas, o aluno poderá usar a magia para
voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.
Ø Motivar os alunos a estudar sobre alimentação, por
meios de textos introdutório.
Ø Motivar os alunos a discutir o tema alimentação.
Ø Levar o educando a reconhecer regularidades e a
conhecer algumas propriedades das formas geométricas espaciais.
Ø Realizar observações sistemáticas de aspectos
qualitativos e estabelecer relações entre elementos encontrados no ambiente e o
conhecimento geométrico já adquirido.
Ø Identificar o minuto, a hora, o dia, a semana, o
mês e o ano como unidades de medida de tempo.
CONTEÚDOS
v Identificar afinidades,
diferenciar vários tipos de famílias e perceber sentimentos em relação à
família;
v Despertar noções de higiene
pessoal e interesse em cuidar de si mesmo;
v Delinear gostos e preferências e
aprimorar a percepção de si mesmo;
v Criar ou imitar;
v Por que as pessoas são
diferentes?;
v Sentimentos e fantasias pessoais;
v Igualdades e diferenças;
v Construção conceitual e
terminologia correta das deficiências;
v Percepção dos sentimentos –
alegria e tristeza;
v Fantasias que provocam medo,
soluções positivas e imaginação;
v Respeito ao direito do outro;
v Aprender a escutar;
v Jogo do plural;
v Calendário mágico;
v Alfabeto de
Sabão;
v Tabuada do Dino;
v Separe as sílabas;
v Pesca Letras;
v Sopa de
letrinhas;
v Ditado;
v Palavras e
desenhos;
v Brincando
com as vogais;
v Eu sei
contar;
v Formas e
desenhos;
v Formas
geométricas;
v Segredos
do Egito;
v Fabrica de
palavras;
v Aprendendo
o alfabeto;
v Completando
os números;
v Par ou
ímpar;
v Meios de
transportes;
v A procura
das cartas;
v Operando
com números decimais;
v Comparando
números decimais;
v Alimentação
saudável;
v Formas
geométricas espaciais;
v Formas
geométricas planas;
v Medida de
tempo;
METODOLOGIA
·
As
disciplinas serão ministradas através de aulas teóricas e aulas práticas com
resolução de exercícios. As aulas teóricas serão expositivas;
- Conversa informal para levantamento de
sugestões de temas e explicação do trabalho a ser realizado durante o ano
letivo.
- Utilização do espelho para percepção de
características pessoais e da professora. Conversa sobre as semelhanças e
diferenças observadas.
- Desenho
do auto-retrativo.
- Levantar algumas opiniões da criança sobre o
que mais gosta (entre alimentos, brinquedos, atitudes / sentimentos e
cores), desenhar na lousa. Solicitar que a criança escolha o que mais
gosta e escrever ou desenhar em um coração previamente recortado.
- Representação de algumas deferências. Depois
fazer um desenho representando como se sentiu.
- Mímica feita inicialmente pela professora e
depois pelo aluno.
- Filme da Bela e a Fera ou o Corcunda de Notre
Dame. Discussão e desenho sobre o filme.
- Música com som da natureza. O aluno irá
escutar e discriminar os diferentes sons existentes nela.
- Através do volume da música, o aluno irá andar
com a mão no chão.
- Desenho livre para alegria e tristeza, através
de atividades anteriores.
- Conversa sobre coisas de que temos medo:
filmes, bichos ou pessoas. Desenhar o que provoca medo. Que cor ele tem?
Como ele é? Como é na nossa imaginação? Depois desenhar o que nos tira o
medo – a coragem. Como é a coragem? Quando você tem muita coragem? De que
cor é a coragem?
- Falar dos gostos e preferências pelas coisas e
depois escrever uma palavra ou uma frase.
- Conta-se a história da Chapeuzinho Vermelho.
Depois inventar um final diferente para a história contada, seja oral, escrita
ou desenhada, de acordo com a capacidade mental do aluno.
- Levantamento com o aluno sobre as diferenças
nas relações com as pessoas – orientar sobre estranhos. Falar sobre amigos
e colegas, os valores da amizade. Depois a criança desenha seu melhor
amigo.
- História dos bonecos que não se escutavam,
pois falavam todos juntos. Como se sentiam? Como ajudá-los? Escutar o
silêncio. Depois cinco minutos de música com sons de animais e natureza
diversos. Em seguida questionamentos dos sons ouvidos.
- Ao som da música falar o nome de uma parte do
corpo: orelha, o aluno deverá dançar e segurar a orelha e assim
sucessivamente.
- Desenhar na lousa ou em uma folha de cartolina
brinquedos favoritos do aluno, depois falar sobre por que gosta dele.
- Conversar sobre individualidades de cada um, a
criança deverá procurar figuras de pessoas diferentes nas revistas (raça,
tamanho, forma e sexo) colar em uma cartolina ou papel sulfite.
- Informações sobre espacialização: objetos,
pessoas e ambientes em casa, escola.
- Conversa sobre higiene pessoal.
- Pesquisar em revistas, jornais e livros velhos
desenhos que representem noções de higiene pessoal, colar em uma folha de
sulfite.
- Desenhar o que usa em casa para sua higiene
pessoal.
- Conversa sobre os membros que compõem as
diversas formas de família.
- Colagem de figuras de vários tipos de famílias
encontradas em revistas.
- História da viagem de um pássaro. (Viagem de
um pássaro).
- Em um jogo online, brincar com a Tatá de fazer
bolhas de sabão. Estourando as bolhas o aluno vai conhecendo as letras do
alfabeto.
- Brinque com as cartas até conseguir formar os
pares para conhecer a cultura milenar do Egito um país famoso pelos seus
segredos: pirâmides, múmias, faraós e muito mais!
·
Viaje
pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte,
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer
mais sobre cada um dos planetas. Repleto de informações atualizadas e com
visual muito bacana, o jogo completa o aprendizado relacionado ao estudo do
Sistema Solar, além de estimular a leitura e a concentração.
- Separe as palavras em sílabas para brincar no
labirinto Escola Games. No labirinto, você vai guiar nosso mascote até
pegar todas as sílabas. Tenha muito cuidado com os obstáculos. O jogo
ajuda na memorização da separação de sílabas e reforça a escrita correta
de palavras.
- Leia atentamente a dica e forme a palavra
correspondente com as letras que estão na sopa. Após formar 5 palavras,
sua sopa ficará pronta e o aluno deverá derrubar as moscas para que elas
não caiam no seu prato.
- Aumente o volume, ouça a palavra, observe o
desenho e não perca tempo para escrever corretamente a palavra ditada. O
aluno tem 30 segundos para digitar cada uma. Após o ditado, o aluno poderá
jogar um divertido caça-palavras. Jogo interessante para complementar
atividade escolar relacionada à ortografia, pois estimula à concentração,
o manuseio do teclado, a escrita de palavras e ainda oferece diversão por
meio de um caça-palavras.
- A
cada vez que associar corretamente as palavras ao desenho, o aluno ganha
cores. Depois, é só pintar e imprimir a obra de arte. O jogo estimula a
capacidade de estabelecer relações, além de ser uma divertida atividade de
aperfeiçoamento da coordenação motora.
·
O
aluno deverá mostrar que é um ótimo detetive, capturando as sílabas e formando
palavras. Para isso, basta colocar as sílabas nas posições corretas. Depois de
completar a missão, o mesmo irá para o jogo da memória com as cartas que
recebeu!
Este jogo, requer um conhecimento prévio sobre a separação silábica, onde a criança é estimulada a reforçar esse conhecimento e a capacidade de memorização.
Este jogo, requer um conhecimento prévio sobre a separação silábica, onde a criança é estimulada a reforçar esse conhecimento e a capacidade de memorização.
·
Complete
as lacunas com vogais para formar as palavras indicadas no desenho.
No final, o aluno mostrará que conhece todas as letras, usando o martelo para bater nos palhaços que trazem vogais para o picadeiro. Esse Jogo é excelente para auxiliar na memorização da escrita das vogais, em letra de forma. Depois do jogo a professora enriquecerá a aula com a escrita das vogais também em letra cursiva.
No final, o aluno mostrará que conhece todas as letras, usando o martelo para bater nos palhaços que trazem vogais para o picadeiro. Esse Jogo é excelente para auxiliar na memorização da escrita das vogais, em letra de forma. Depois do jogo a professora enriquecerá a aula com a escrita das vogais também em letra cursiva.
·
O
aluno ira entrar em um jogo online em uma fabrica, no setor de montagem de
palavras. O serviço é bem simples: basta completar a palavra apresentada com a
letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno irái controlar um robô,
encontrar letras espalhadas pela fábrica e montar outras palavras. Esse jogo
garante diversão e aprendizado, pois o jogador deve montar palavras sem errar
as letras e ainda guiar um robozinho para que ele junte as letras corretas e
forme novos vocábulos.
·
Clique
na pipa que tem uma figura com o nome começado pela mesma letra que aparece na
placa.
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto. Boa alternativa para complementar o aprendizado das letras do alfabeto, pois para jogar, a criança tem que relacionar as letras à primeira letra dos nomes de alguns objetos. Além disso, a segunda fase favorece a visualização e, consequentemente, a memorização de cada letra.
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto. Boa alternativa para complementar o aprendizado das letras do alfabeto, pois para jogar, a criança tem que relacionar as letras à primeira letra dos nomes de alguns objetos. Além disso, a segunda fase favorece a visualização e, consequentemente, a memorização de cada letra.
·
O
aluno deverá conhecer os números de 1 a 10, capturando as estrelas no parque
Escola Games. Um jogo lúdico que estimula as crianças no aprendizado dos
números.
·
Complete
os espaços com os números que faltam. Preste bastante atenção para descobrir a
lógica de cada fase do jogo. Este jogo auxilia no aprendizado matemático
relacionado à unidade, dezena e centena, a pares e ímpares e a números
múltiplos, além de estimular a concentração e a capacidade de cálculo dos
jogadores.
·
Venha
para a praia brincar com os macaquinhos! Eles querem saber a diferença entre os
números pares e ímpares. A diversão é garantida para quem aceitar o desafio, o
aluno irá surfar e se refrescar com os cocos. O
jogo estimula a criança no aprendizado de números pares e ímpares com
uma atividade lúdica e divertida
- O
aluno irá através de atividades escritas reconhecer os números ordinais;
·
Escolha
uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura.
O jogo, com níveis fáceis
e difíceis, envolve cálculos relacionados às quatro operações e estimula, de
maneira divertida, o raciocínio, a concentração.
·
Complete
os 5 desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar.
No final do jogo, o aluno poderá montar e imprimir seu próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Simples e divertido, o jogo possibilita à criança, memorizar algumas formas geométricas e criar novos seres e objetos, ao alterar cor, tamanho e rotação.
No final do jogo, o aluno poderá montar e imprimir seu próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Simples e divertido, o jogo possibilita à criança, memorizar algumas formas geométricas e criar novos seres e objetos, ao alterar cor, tamanho e rotação.
- Aceite o desafio do amigo caranguejo para
pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no
fundo do mar. Jogo
educativo sobre os nomes e as formas das figuras geométricas: círculo,
triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e pentágono. Esse jogo
estimula a memorização de formas geométricas e ajuda a criança a associar
essas formas aos seus nomes.
- O homem moderno dispõe de vários meios de
transporte: aéreos, terrestres e aquáticos. Conheça os principais meios de
transporte, escolha o seu preferido e seja o piloto oficial do jogo da
Escola Games. É super fácil jogar o
"Jogo da Memória". Quando você clicar em qualquer imagem do
Bonde, aparecerá uma figura. Sua tarefa agora será procurar uma figura
igual e formar um par. Para finalizar o jogo, o aluno terá que formar 10
pares.
- Reconhecer todas as informações sobre
profissões e cargos, identificando os ambientes de trabalho, através de
jogos e atividades escritas.
- Através de atividades práticas e teóricas,
levar o aluno a reconhecer numerais e Valores Monetários.
- Através de jogos e atividades escritas, levar
o aluno a resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações.
·
Exercícios
para resolução em sala ou em casa para posterior discussão.
·
Textos
básicos para leituras consideradas complementares para o aluno.
·
Auxiliar
o aluno nos trabalhos de pesquisa recomendados pela professora da sala comum.
·
Leitura
e estudo de textos, como forma de desenvolver e melhorar a leitura do aluno.
·
Exposição
de trabalhos de classe e extraclasse.
- Escreva
o plural das palavras indicadas. Sem medo de errar, após três tentativas a
professora mostrará a resposta certa. Ao terminar todas as perguntas, o
aluno vai conhecer novos plurais brincando com o jogo da memória. O jogo
testa o conhecimento do aluno através de um quiz e ensina novos plurais
com o jogo da memória.
- Estamos
diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para
desfrutar de seus poderes. Após responder a todas as perguntas, o aluno poderá
usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época
dos dinossauros. O jogo, além de estimular a concentração, é um jeito
divertido de estimular a memorização de informações relacionadas a datas e
calendários.
·
Explorando conceitos matemáticos numa discussão
sobre alimentação;
- Pesquisa
na internet sobre uma alimentação saudável;
- Apresentação
de objetos encontrados no cotidiano, apresentação de sólidos construídos
com massinha, estudo das faces dos sólidos baseado na pintura e no carimbo
da face, apresentação de nomenclaturas próprias das formas geométricas
espaciais.
- Perceber
diferenças e semelhanças entre os objetos do ambiente, identificando
formas bidimensionais, e apresente as observações por meio de discrições
orais, construções e representações na forma de esquema.
- Mostrar
aos alunos que medir o tempo significa quantificar o mundo em que vivemos.
RECURSOS
Materiais:
Ø Jogos
quebra-cabeça, dominó, baralho, canudinhos
Ø Cartazes
com figuras e gravuras
Ø Alfabeto
manual;
Ø TV
Ø Vídeo
Ø Computador
Ø Internet
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Fantoches
Ø Pincel, quadro
branco
Ø Massa de
modelar
Ø Jornal, revistas
Ø Tesoura, régua
Ø Livros de histórias
infantis e livros didáticos
Ø Jogos
matemáticos e jogos online
Ø Computadores
Ø Arquivos
de texto
Ø Acionador
de pressão
Ø Aranha
mola
Ø Calculadora
Ø Papéis
variados
Ø Sólidos
geométricos
Ø Embalagens
vazias
Ø Tinta
guache
Ø E outros
Humanos:
Ø Professores
das salas de aulas comuns.
Ø Pais.
Ø Alunos com
Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência Múltipla e Deficiência
Mental.
Ø Orientação
e supervisão escolar.
Ø Equipe
pedagógica e administrativa da escola.
Ø Equipe de
apoio.
AVALIAÇÃO
Ø - A
avaliação acontecerá através da participação e freqüência dos alunos nas aulas.
Ø -
Avaliação contínua, observando os avanços e dificuldades dos alunos.
Ø - Correção
das atividades realizadas em sala de aula.
Ø - Testes
no final dos bimestres.
Ø - Também
será feito o registro do desempenho acadêmico dos alunos através de fichas e
relatórios.
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