segunda-feira, 11 de junho de 2012

Planejamento Anual da sala de Recursos


Este é o modelo  do planejamento anual da sala de reursos onde a professora Nilza Executa seu trabalho com alunos os quais necessitam de acompanhamento individual.




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/VILHENA
E. E. E. F. JULIETA VILELA VELOZO
COLORADO DO OESTE – RO


PLANEJAMENTO ANUAL DO AEE – Atendimento Educacional Especializado

  
PROFESSORA: NILZA DA ROCHA VIEIRA SOARES
                        


ANO: 2012

 IDENTIFICAÇÃO

Área: Educação Inclusiva

Entidade: E. E. E. F. Julieta Vilela Velozo

Diretora: Ana da Rocha Vieira Oliveira


Vice-diretora: Ana Leite de Sousa Santos

Secretária: Marialva Aparecida Teixeira Ribas

Orientadora Educacional: Catarina Sena Dos Santos Silva

Supervisora: Andréia de Souza Barbosa Lima

Professora: Nilza da Rocha Vieira Soares

Público Alvo: Alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Deficiência Mental da Escola de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo.

Local da realização: Sala de Recurso da Escola Julieta Vilela Velozo

Período: fevereiro a dezembro de 2012.


OBJETIVOS GERAIS

Ø  Propor ações educativas que possam atender às reais necessidades dos educandos.
Ø  Sensibilizar os demais docentes da importância da educação inclusiva e através de recursos tecnológicos pedagógicos e outros recursos, buscar reduzir os problemas e dificuldades de aprendizagem dos alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Deficiência Mental;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø   Aumentar as expectativas das crianças em relação às atividades propostas;
Ø  Avaliar a autopercepção e imagem;
Ø  Diferenciar as individualidades de cada um;
Ø  Aprimorar a percepção de si mesmo;
Ø  Avaliar os sentimentos e fantasias pessoais;
Ø  Identificar e nomear igualdade e diferencias;
Ø  Desenvolver a construção conceitual e terminologia correta das diferenças;
Ø  Trabalhar a percepção dos sentimentos;
Ø  Diferenciar tristeza, alegria e sentimentos;
Ø  Levantar fantasias que provocam medo;
Ø  Desenvolver atividades que despertam a imaginação dos educandos;
Ø  Delinear gostos e preferências;
Ø  Estimular a criatividade, analisando conceitos (eu e outro);
Ø  Identificar as qualidades de quem chamamos de amigos;
Ø  Diferenciar amigo, colega e estranhos;
Ø  Estimular a capacidade de comunicação e diálogo;
Ø  Avaliar a percepção de si mesmo, discriminando o que se é descobrindo quais os recursos pessoais para lidar com diferentes situações;
Ø  Avaliar a autopercepção e imagem;
Ø  Identificar e discriminar pontos pessoais comuns e divergentes;
Ø  Trabalhar a autopercepção no educando;
Ø  Dar informações que envolva espacialização: objetos, pessoas e ambientes em casa, escola;
Ø  Despertar noções de higiene pessoal e interesse em cuidar de si mesmo;
Ø  Diferenciar vários tipos de famílias e perceber sentimentos em relação a família;
Ø  Estourar bolhas de sabão para conhecer as letras do alfabeto;
Ø  Brincar com as cartas até conseguir formar os pares para conhecer a cultura milenar do Egito um país famoso pelos seus segredos: pirâmides, múmias, faraós e muito mais;
Ø  Viajar pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seja cauteloso e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas;
Ø  Separar as palavras em sílabas para brincar no labirinto Escola Games.
No labirinto, você vai guiar os mascotes até pegar todas as sílabas;
Ø  Ajudar o índio a pescar as letras que passam pelo rio, para escrever as palavras que correspondem aos desenhos;
Ø  Ler atentamente a dica e formar a palavra correspondente com as letras que estão na sopa;
Ø   Aumentar o volume, ouvir a palavra, observar o desenho e escrever corretamente a palavra ditada. Tendo 30 segundos para digitar cada uma;
Ø  Associar corretamente as palavras ao desenho;
Ø  Capturar as sílabas e formar palavras, colocando as sílabas nas posições corretas.
Depois jogar o jogo da memória com as cartas que você recebeu;
Ø  Completar as lacunas com vogais para formar as palavras indicadas no desenho e depois, identificar as vogais através de um picadeiro;
Ø  Completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno vai controlar um robô, encontrar letras espalhadas pela fábrica e montar outras palavras;
Ø  Clicar na pipa que tem uma figura com o nome começado pela mesma letra que aparece na placa.
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto;
Ø  Conhecer os números de 1 a 10, capturando as estrelas no parque Escola Games;
Ø  Completar os espaços com os números que faltam, prestando bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase;
Ø  Saber a diferença entre os números pares e ímpares. A diversão é garantida para quem aceitar o desafio, o aluno vai poder surfar e se refrescar com os cocos em um jogo educativo online;
Ø  Reconhecer os números ordinais;
Ø  Escolher uma tabuada e responder às questões para começar uma grande aventura, através das quatro operações;
Ø  Completar os 5 desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar. Depois montar e imprimir o próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo;
Ø  Acertar o desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no fundo do mar;
Ø  Conhecer os principais meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos;
Ø  Reconhecer todas as informações sobre profissões e cargos, identificando os ambientes de trabalho;
Ø  Conhecer um pouco sobre o “Mundo dos Surdos”;
Ø  Reconhecer numerais e Valores Monetários;
Ø  Visitar o Supermercado próximo à escola e utilizar a moeda corrente;
Ø  Resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações;
Ø  Escrever o plural das palavras indicadas na tela de um jogo online, após três tentativas a professora mostrará a resposta certa. Ao terminar todas as perguntas, o aluno irá conhecer novos plurais brincando com o jogo da memória.
Ø  Utilizar o calendário mágico para desfrutar de seus poderes. Após responder a todas as perguntas, o aluno poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.
Ø  Motivar os alunos a estudar sobre alimentação, por meios de textos introdutório.
Ø  Motivar os alunos a discutir o tema alimentação.
Ø  Levar o educando a reconhecer regularidades e a conhecer algumas propriedades das formas geométricas espaciais.
Ø  Realizar observações sistemáticas de aspectos qualitativos e estabelecer relações entre elementos encontrados no ambiente e o conhecimento geométrico já adquirido.
Ø  Identificar o minuto, a hora, o dia, a semana, o mês e o ano como unidades de medida de tempo.


CONTEÚDOS

v  Autopercepção e auto-imagem;
v  Identificar afinidades, diferenciar vários tipos de famílias e perceber sentimentos em relação à família;
v  Despertar noções de higiene pessoal e interesse em cuidar de si mesmo;
v  Delinear gostos e preferências e aprimorar a percepção de si mesmo;
v  Criar ou imitar;
v  Por que as pessoas são diferentes?;
v  Sentimentos e fantasias pessoais;
v  Igualdades e diferenças;
v  Construção conceitual e terminologia correta das deficiências;
v  Percepção dos sentimentos – alegria e tristeza;
v  Fantasias que provocam medo, soluções positivas e imaginação;
v  Respeito ao direito do outro;
v  Aprender a escutar;
v  Jogo do plural;
v  Calendário mágico;
v  Alfabeto de Sabão;
v  Tabuada do Dino;
v  Separe as sílabas;
v  Pesca Letras;
v  Sopa de letrinhas;
v  Ditado;
v  Palavras e desenhos;
v  Brincando com as vogais;
v  Eu sei contar;
v  Formas e desenhos;
v  Formas geométricas;
v  Segredos do Egito;
v  Fabrica de palavras;
v  Aprendendo o alfabeto;
v  Completando os números;
v  Par ou ímpar;
v  Meios de transportes;
v  A procura das cartas;
v  Operando com números decimais;
v  Comparando números decimais;
v  Alimentação saudável;
v  Formas geométricas espaciais;
v  Formas geométricas planas;
v  Medida de tempo;
v Sistema Solar;
METODOLOGIA

·         As disciplinas serão ministradas através de aulas teóricas e aulas práticas com resolução de exercícios. As aulas teóricas serão expositivas;
  • Conversa informal para levantamento de sugestões de temas e explicação do trabalho a ser realizado durante o ano letivo.
  • Utilização do espelho para percepção de características pessoais e da professora. Conversa sobre as semelhanças e diferenças observadas.
  •  Desenho do auto-retrativo.
  • Levantar algumas opiniões da criança sobre o que mais gosta (entre alimentos, brinquedos, atitudes / sentimentos e cores), desenhar na lousa. Solicitar que a criança escolha o que mais gosta e escrever ou desenhar em um coração previamente recortado.
  • Representação de algumas deferências. Depois fazer um desenho representando como se sentiu.
  • Mímica feita inicialmente pela professora e depois pelo aluno.
  • Filme da Bela e a Fera ou o Corcunda de Notre Dame. Discussão e desenho sobre o filme.
  • Música com som da natureza. O aluno irá escutar e discriminar os diferentes sons existentes nela.
  • Através do volume da música, o aluno irá andar com a mão no chão.
  • Desenho livre para alegria e tristeza, através de atividades anteriores.
  • Conversa sobre coisas de que temos medo: filmes, bichos ou pessoas. Desenhar o que provoca medo. Que cor ele tem? Como ele é? Como é na nossa imaginação? Depois desenhar o que nos tira o medo – a coragem. Como é a coragem? Quando você tem muita coragem? De que cor é a coragem?
  • Falar dos gostos e preferências pelas coisas e depois escrever uma palavra ou uma frase.
  • Conta-se a história da Chapeuzinho Vermelho. Depois inventar um final diferente para a história contada, seja oral, escrita ou desenhada, de acordo com a capacidade mental do aluno.
  • Levantamento com o aluno sobre as diferenças nas relações com as pessoas – orientar sobre estranhos. Falar sobre amigos e colegas, os valores da amizade. Depois a criança desenha seu melhor amigo.
  • História dos bonecos que não se escutavam, pois falavam todos juntos. Como se sentiam? Como ajudá-los? Escutar o silêncio. Depois cinco minutos de música com sons de animais e natureza diversos. Em seguida questionamentos dos sons ouvidos.
  • Ao som da música falar o nome de uma parte do corpo: orelha, o aluno deverá dançar e segurar a orelha e assim sucessivamente.
  • Desenhar na lousa ou em uma folha de cartolina brinquedos favoritos do aluno, depois falar sobre por que gosta dele.
  • Conversar sobre individualidades de cada um, a criança deverá procurar figuras de pessoas diferentes nas revistas (raça, tamanho, forma e sexo) colar em uma cartolina ou papel sulfite.
  • Informações sobre espacialização: objetos, pessoas e ambientes em casa, escola.
  • Conversa sobre higiene pessoal.
  • Pesquisar em revistas, jornais e livros velhos desenhos que representem noções de higiene pessoal, colar em uma folha de sulfite.
  • Desenhar o que usa em casa para sua higiene pessoal.
  • Conversa sobre os membros que compõem as diversas formas de família.
  • Colagem de figuras de vários tipos de famílias encontradas em revistas.
  • História da viagem de um pássaro. (Viagem de um pássaro).
  • Em um jogo online, brincar com a Tatá de fazer bolhas de sabão. Estourando as bolhas o aluno vai conhecendo as letras do alfabeto.
  • Brinque com as cartas até conseguir formar os pares para conhecer a cultura milenar do Egito um país famoso pelos seus segredos: pirâmides, múmias, faraós e muito mais!
·         Viaje pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas. Repleto de informações atualizadas e com visual muito bacana, o jogo completa o aprendizado relacionado ao estudo do Sistema Solar, além de estimular a leitura e a concentração.
  • Separe as palavras em sílabas para brincar no labirinto Escola Games. No labirinto, você vai guiar nosso mascote até pegar todas as sílabas. Tenha muito cuidado com os obstáculos. O jogo ajuda na memorização da separação de sílabas e reforça a escrita correta de palavras.
  • Leia atentamente a dica e forme a palavra correspondente com as letras que estão na sopa. Após formar 5 palavras, sua sopa ficará pronta e o aluno deverá derrubar as moscas para que elas não caiam no seu prato.
  • Aumente o volume, ouça a palavra, observe o desenho e não perca tempo para escrever corretamente a palavra ditada. O aluno tem 30 segundos para digitar cada uma. Após o ditado, o aluno poderá jogar um divertido caça-palavras. Jogo interessante para complementar atividade escolar relacionada à ortografia, pois estimula à concentração, o manuseio do teclado, a escrita de palavras e ainda oferece diversão por meio de um caça-palavras.
  • A cada vez que associar corretamente as palavras ao desenho, o aluno ganha cores. Depois, é só pintar e imprimir a obra de arte. O jogo estimula a capacidade de estabelecer relações, além de ser uma divertida atividade de aperfeiçoamento da coordenação motora.
·         O aluno deverá mostrar que é um ótimo detetive, capturando as sílabas e formando palavras. Para isso, basta colocar as sílabas nas posições corretas. Depois de completar a missão, o mesmo irá para o jogo da memória com as cartas que recebeu!
Este jogo, requer um conhecimento prévio sobre a separação silábica, onde a criança é estimulada a reforçar esse conhecimento e a capacidade de memorização.
·         Complete as lacunas com vogais para formar as palavras indicadas no desenho.
No final, o aluno mostrará que conhece todas as letras, usando o martelo para bater nos palhaços que trazem vogais para o picadeiro. Esse Jogo é excelente para auxiliar na memorização da escrita das vogais, em letra de forma. Depois do jogo a professora enriquecerá a aula com a escrita das vogais também em letra cursiva.



·         O aluno ira entrar em um jogo online em uma fabrica, no setor de montagem de palavras. O serviço é bem simples: basta completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno irái controlar um robô, encontrar letras espalhadas pela fábrica e montar outras palavras. Esse jogo garante diversão e aprendizado, pois o jogador deve montar palavras sem errar as letras e ainda guiar um robozinho para que ele junte as letras corretas e forme novos vocábulos.


·         Clique na pipa que tem uma figura com o nome começado pela mesma letra que aparece na placa.
Respondendo corretamente o desafio, o aluno poderá soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto. Boa alternativa para complementar o aprendizado das letras do alfabeto, pois para jogar, a criança tem que relacionar as letras à primeira letra dos nomes de alguns objetos. Além disso, a segunda fase favorece a visualização e, consequentemente, a memorização de cada letra.
·         O aluno deverá conhecer os números de 1 a 10, capturando as estrelas no parque Escola Games. Um jogo lúdico que estimula as crianças no aprendizado dos números.
·         Complete os espaços com os números que faltam. Preste bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase do jogo. Este jogo auxilia no aprendizado matemático relacionado à unidade, dezena e centena, a pares e ímpares e a números múltiplos, além de estimular a concentração e a capacidade de cálculo dos jogadores.


·         Venha para a praia brincar com os macaquinhos! Eles querem saber a diferença entre os números pares e ímpares. A diversão é garantida para quem aceitar o desafio, o aluno irá surfar e se refrescar com os cocos. O  jogo estimula a criança no aprendizado de números pares e ímpares com uma atividade lúdica e divertida
  • O aluno irá através de atividades escritas reconhecer os números ordinais;
·         Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura.


O jogo, com níveis fáceis e difíceis, envolve cálculos relacionados às quatro operações e estimula, de maneira divertida, o raciocínio, a concentração.


·         Complete os 5 desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar.
No final do jogo, o aluno poderá montar e imprimir seu próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Simples e divertido, o jogo possibilita à criança, memorizar algumas formas geométricas e criar novos seres e objetos, ao alterar cor, tamanho e rotação.
  • Aceite o desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no fundo do mar. Jogo educativo sobre os nomes e as formas das figuras geométricas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e pentágono. Esse jogo estimula a memorização de formas geométricas e ajuda a criança a associar essas formas aos seus nomes.
  • O homem moderno dispõe de vários meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos. Conheça os principais meios de transporte, escolha o seu preferido e seja o piloto oficial do jogo da Escola Games. É super fácil jogar o "Jogo da Memória". Quando você clicar em qualquer imagem do Bonde, aparecerá uma figura. Sua tarefa agora será procurar uma figura igual e formar um par. Para finalizar o jogo, o aluno terá que formar 10 pares.
  • Reconhecer todas as informações sobre profissões e cargos, identificando os ambientes de trabalho, através de jogos e atividades escritas.
  • Através de atividades práticas e teóricas, levar o aluno a reconhecer numerais e Valores Monetários.
  • Através de jogos e atividades escritas, levar o aluno a resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações.
·         Exercícios para resolução em sala ou em casa para posterior discussão.
·         Textos básicos para leituras consideradas complementares para o aluno.
·         Auxiliar o aluno nos trabalhos de pesquisa recomendados pela professora da sala comum.
·         Leitura e estudo de textos, como forma de desenvolver e melhorar a leitura do aluno.
·         Exposição de trabalhos de classe e extraclasse.
  • Escreva o plural das palavras indicadas. Sem medo de errar, após três tentativas a professora mostrará a resposta certa. Ao terminar todas as perguntas, o aluno vai conhecer novos plurais brincando com o jogo da memória. O jogo testa o conhecimento do aluno através de um quiz e ensina novos plurais com o jogo da memória.
  • Estamos diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para desfrutar de seus poderes. Após responder a todas as perguntas, o aluno poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros. O jogo, além de estimular a concentração, é um jeito divertido de estimular a memorização de informações relacionadas a datas e calendários.
·         Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação;
  • Pesquisa na internet sobre uma alimentação saudável;
  • Apresentação de objetos encontrados no cotidiano, apresentação de sólidos construídos com massinha, estudo das faces dos sólidos baseado na pintura e no carimbo da face, apresentação de nomenclaturas próprias das formas geométricas espaciais.
  • Perceber diferenças e semelhanças entre os objetos do ambiente, identificando formas bidimensionais, e apresente as observações por meio de discrições orais, construções e representações na forma de esquema.
  • Mostrar aos alunos que medir o tempo significa quantificar o mundo em que vivemos.
  
RECURSOS

Materiais:
Ø  Jogos quebra-cabeça, dominó, baralho, canudinhos
Ø  Cartazes com figuras e gravuras
Ø  Alfabeto manual;
Ø  TV
Ø  Vídeo
Ø  Computador
Ø  Internet
Ø  Cola
Ø  Tesoura
Ø  Fantoches
Ø  Pincel, quadro branco
Ø  Massa de modelar
Ø  Jornal, revistas
Ø  Tesoura, régua
Ø  Livros de histórias infantis e livros didáticos
Ø  Jogos matemáticos e jogos online
Ø  Computadores
Ø  Arquivos de texto
Ø  Acionador de pressão
Ø  Aranha mola
Ø  Calculadora
Ø  Papéis variados
Ø  Sólidos geométricos
Ø  Embalagens vazias
Ø  Tinta guache
Ø  E outros
Humanos:
Ø  Professores das salas de aulas comuns.
Ø  Pais.
Ø  Alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência Múltipla e Deficiência Mental.
Ø  Orientação e supervisão escolar.
Ø  Equipe pedagógica e administrativa da escola.
Ø  Equipe de apoio.

AVALIAÇÃO

Ø  - A avaliação acontecerá através da participação e freqüência dos alunos nas aulas.
Ø  - Avaliação contínua, observando os avanços e dificuldades dos alunos.
Ø  - Correção das atividades realizadas em sala de aula.
Ø  - Testes no final dos bimestres.
Ø  - Também será feito o registro do desempenho acadêmico dos alunos através de fichas e relatórios.

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