quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Visita na CAERD - Aula Passeio - Escola Julieta Vilela Velozo, Pedagogia de FREINET


Célestin Freinet
O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e jornal de classe, e criou um projeto de escola moderna e democrática




A utilização de técnicas desenvolvidas por Freinet, em particular as aulas-passeio e os cantinhos temáticos na sala de aula, não significam por si só que o professor adotou uma prática freinetiana. É preciso lembrar que o educador francês criou tais recursos para atingir um objetivo maior, que é o despertar, nas crianças, de uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história. Quando você promove atividades em sua escola, costuma ter consciência de como elas se inserem num plano pedagógico mais amplo? (A fonte do texto é esta.)


Assim, o professor Ricardo organizou uma visita á CAERD de Colorado do Oeste com os alunos de 6º ao 9º ano. Outros professores acompanharam este momento. Na oportunidade os alunos observaram as etapas que a água leva até estar totalmente tratada. Fizeram perguntas ao cuidador do tratamento da água e anotaram tudo, como forma de pesquisa e conhecimentos para depois produzir atividades em sala de aula.

Podemos confrir uma imagens e parabenizar o professor Ricardo e demais professores, por essa iniciativa.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário