terça-feira, 2 de abril de 2013

PROJETO “FAMÍLIA: PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM”





GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
         REPRESENTAÇÃO DE ENSINO
/SEDUC / VILHENA


E.E.E.F.JULIETA VILELA VELOZO

PROJETO “FAMÍLIA: PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO
DE ENSINO E APRENDIZAGEM”

 COLORADO DO OESTE – RO
ANO 2013

“Para nós, educadores, fica cada vez mais claro que nenhuma educação pode ser entendida fora de seu contexto institucional, social e político. É preciso sempre considerar o momento histórico e a história de cada sujeito, pois a Educação é o reflexo do momento em que vivemos, onde todos nós buscamos fora de nós mesmos os responsáveis pelo mal-estar que paira sobre o ato de educar e, principalmente, do Ser Humano. O momento é de sair do tão conhecido lugar da queixa e agir.”
(João Beauclair)


Mas é preciso renovar nossas forças, lançar novos vôos, caminhar deixando que a alegria de ensinar e educar contagie nossas vidas e supere nossos cansaços de tantas injustiças, exclusões e infelicidades. Ensinar é acreditar, pois é, na nossa postura como ensinante do presente, que podemos exercer nossa importante função social e auxiliar o trabalho de superação da desigualdade e da ignorância, em prol de um mundo mais justo, igualitário e inclusivo.
(João Beauclair)

01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JULIETA VILELA VELOZO
ENDEREÇO: RUA BARTOLOMEU BUENO, Nº. 4665
BAIRRO: SANTA LUZIA
TELEFONE: (0XX) 69 3341 2086
CNPJ: 84.560.093/0001-07
MUNICÍPIO: COLORADO DO OESTE – RO
NÚMERO DE ALUNOS: 100

TÍTULO DO PROJETO: FAMÍLIA: PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AUTORES DO PROJETO: PROFª ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA (DIRETORA), PROFª ANA LEITE DE SOUSA SANTOS (VICE-DIRETORA),  PROFº CATARINA SENA DOS SANTOS SILVA (ORIENTADORA EDUCACIONAL).
EXECUÇÃO: EQUIPE PEDAGÓGICA E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR
         PERÍODO: MARÇO A NOVEMBRO DE 2013

         EQUIPE GESTORA:
DIRETORA: ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA
VICE-DIRETORA: ANA LEITE DE SOUSA SANTOS
COORDENADORA PEDAGÓGICA ANDRÉIA DE SOUZA BARBOSA ORIENTADORA EDUCACIONAL: CATARINA SENA DOS SANTOS SILVA
PSICOPEDAGOGA: GENI PEREIRA DE MORAIS

02 – APRESENTAÇÃO

O projeto “Família: Peça Fundamental no Processo de Ensino e aprendizagem” tem como público alvo os pais, em especial as mães dos alunos da escola estadual de ensino fundamental Julieta Vilela Velozo. Tem como objetivo conhecer as famílias, buscando subsídios para diminuir essa distância entre a escola e a família, apresentando o dever da escola como espaço educativo e a importância da família no contexto escolar.
O Serviço de Orientação Escolar visa principalmente oferecer condições adequadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos, promovendo a melhoria das relações interpessoais e organizando ações em conjunto com a equipe gestora, professores, alunos e toda comunidade escolar. Dentre as ações que desenvolvemos no S.O.E., destacam–se a orientação à família, através do diálogo na escola e das visitas à casa dos alunos e seus familiares durante todo o ano letivo. Buscando compreender os aspectos cognitivo, afetivo, social, familiar e de saúde, realizando uma entrevista através de um formulário. Trazendo para dentro da escola o aluno e a sua realidade, valorizando o respeito e a diversidade de valores sociais e étnicos da nossa comunidade estudantil.
Pretendemos através deste projeto, desenvolver ações educativas de acordo com o Projeto Político Pedagógico e também do Regimento Interno da Escola, descobrindo o que as famílias gostariam de aprender e que escola pudesse ensinar que fosse útil para desenvolver no seu dia-a-dia. Espera-se uma escola nova, que nasça sem receitas mágicas, mas com vontade, capacidade, criatividade e amor.

03 – JUSTIFICATIVA

Existem famílias que raramente comparecem à escola para acompanhar a vida escolar de seus filhos, deixando todos os problemas que surgem à responsabilidade da escola. Nesse sentido, acreditamos que esse projeto através do trabalho de visitas e orientação a estas famílias pode mudar muito o modo de pensar desta comunidade escolar, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Este projeto tem o propósito de orientar as famílias da importância da participação das mesmas na vida escolar de seus filhos, através da participação em reuniões, eventos e se fazendo presente sempre que necessário espontaneamente e quando convocados pela escola, em prol da melhoria do ensino.
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, (...), além de colocá-los salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.    (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, art. 227).
Diante do que fora citado, podemos observar que a responsabilidade em relação à criança é de todos nós, embora sendo a escola uma instituição inserida num contexto social, mais amplo e complexo, hoje há um consenso de que a educação é uma tarefa coletiva, da escola, da família e da sociedade, e que mesmo sendo a escola dirigida por uma equipe de profissionais que nela trabalham, ela não pode ficar à margem do contexto em que está inserida.
A escola e a família são pontos de referência dos alunos, sem o intercâmbio entre a família e a escola as possibilidades de aprendizagem ficam limitadas.
É importante ter a comunidade na escola, não como meros espectadores, mas como pessoas que participam ativamente, apresentando sugestões, avaliações e conclusões. Em função disso é que surge a necessidade de organizar encontro com a família, usando o mesmo princípio de participação democrática que norteia o trabalho coletivo da escola.

04 – OBJETIVOS

4.1  –  OBJETIVO GERAL:

ü  Orientar as famílias da importância da participação das mesmas na vida escolar de seus filhos;


4.2  -  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Conhecer melhor as famílias, o modo de vida e a condição sócio-econômica, ou seja, as variáveis que influenciam no processo de ensino e aprendizagem, estreitando a distância entre a escola e a comunidade, percebendo a responsabilidade dos pais para com seus filhos;
ü  Exercitar a convivência harmoniosa entre alunos, pais e funcionários da escola;
ü  Oportunizar a valorização das experiências das famílias, compreendendo o que gostariam de aprender e que escola pudesse ensinar, que fosse útil para desenvolver no seu dia-a-dia.
ü  promover eventos, através de parcerias com voluntários, despertando-as para uma vida mais prazerosa.

05- METODOLOGIA

Para realizar este projeto pretendemos desenvolver pequenas ações que efetivamente promovem a convivência harmoniosa no ambiente escolar, através das visitas à casa dos alunos e seus familiares com um simples diálogo, uma escuta cuidadosa e atenta, bem como o respeito a opiniões diferentes são estratégias que nos ajudará a conhecer melhor os alunos.  Serão desenvolvidas ações, como:

 ∆   Visita às famílias com entrevista através de formulário;
 ∆  Oportunizar o diálogo com os familiares de nossos alunos dentro da escola e em suas casas, de modo que a troca de experiências entre estes e os alunos seja prazerosa;
  ∆  Promover eventos como palestras para os pais, alunos e funcionários da escola;



06 - CRONOGRAMA


Fevereiro de 2013

ü Discussão sobre a elaboração do projeto.


Fevereiro a março de 2013

ü Elaboração do Projeto e de formulários para entrevista com as famílias.

Março a Novembro               de 2013

ü Execução do Projeto. Visita à casa das famílias para conhecer e realizar a entrevista; desenvolvimento de  atividades na escola;

Dezembro de 2013

ü Encerramento do Projeto.


 07 – AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e dinâmica, pela busca de um ambiente mais harmonioso tanto na escola, quanto na sociedade em que vivem que servirá para determinar se os objetivos do projeto foram alcançados efetivamente.
Avaliar o envolvimento dos pais nas atividades escolares de seus filhos; observando o comportamento dos alunos, se realmente estão respeitando os limites e regras impostos pela escola e o respeito para com o próximo.

08 – RECURSOS

Recursos Humanos:

ü Serviço de orientação Escolar;
ü Equipe gestora;
ü Professores e demais funcionários da escola;
ü Alunos;
ü Comunidade;
ü Palestrantes,
ü Voluntários.


Materiais:

ü Papel Sulfite;
ü Caneta hidrográfica;
ü Computador;
ü Tinta para impressão;
ü Máquina fotográfica;
  
09- REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 310 p.
 BEAUCLAIR, João. Ensinar é Acreditar. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.
 CUNHA, Eugênio. Afetividade na Prática Pedagógica: Educação, TV e Escola. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2007.

 LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9394/96. Brasília: Senado, 1998.

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