quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BIOGRAFIA DA ESCOLA JULIETA VILELA VELOZO


  BIOGRAFIA  DA  ESCOLA  JULIETA  VILELA VELOZO                                           

JULIETA VILELA VELOZO. De prendas domésticas nascida no município de Jataí, Estado de Goiás, no dia 30 de dezembro de 1915.

Seus pais, Messias Velozo e Placidina Rosa Vilela, proprietários e fazendeiros, de porte médio, no município, sempre primaram pela formação doméstica, moral e social dos seus filhos, que foram muitos, proporcionando-lhes, também, uma educação dentro dos melhores padrões da época.
  Dessa acatada e pioneira família Velozo/Vilela, pode herdar e cultivar Dona Julieta todos os méritos e virtudes que exemplarmente, os mantém dentro e fora do lar.
  Da sua união matrimonial com o também proprietário e fazendeiro Lúcio Garcia de Santana, sobrevieram oito filhos, entre eles o primogênito Jerônimo Garcia de Santana, ex-Deputado Federal, em três legislaturas consecutivas, e atual Governador do Estado de Rondônia.
   Dona Julieta Vilela Velozo, teve uma infância e uma adolescência de respeito e obediência aos seus pais, amor puro dedicado aos seus irmãos e aquela comunidade, onde sempre conviveu, e soube estender esse amor e essa dedicação ao seu honrado esposo e aos seus diletos filhos e filhas.
   O seu elevado e intocável conceito; a sua virtuosidade, como a boa filha, a boa esposa e mãe zelosa e correta no aprimoramento moral dos filhos, na educação e amor ao trabalho que lhes soube carinhosa e abnegadamente imprimir; o seu espírito altruístico ou humanitário, portanto sempre voltado para o bem-estar de todos, asseguram-lhe merecido destaque no município e no Estado em que nasceu, fundamentalmente nas áreas moral, social e educacional.
 Pelo pouco que sabemos o nome Julieta Vilela Velozo foi atribuído a esta Instituição de Ensino, pelo então prefeito Marcos Donadon, em homenagem a mãe do governador da época, Jerônimo Garcia Santana, certamente pela sua grande amizade e admiração pelo governo.

RELATO     SOBRE      A      FUNDAÇÃO     DA      ESCOLA

No dia 01/01/88 foi criada a Escola de 1º Grau JULIETA Vilela Velozo, em homenagem a genitora do Excelentíssimo Governador do Estado Jerônimo Garcia de Santana como prova de reconhecimento ao apoio dado ao Prefeito Marcos Donadon.

A escola foi construída no ano de l987, e foi criada pelo Decreto Municipal nº 783/88 de 01/01/88, onde foi inaugurada no dia 16/07/88 pelo Governador do Estado.
Criada pelo Decreto nº 6837 de 22/05/95, iniciou seu funcionamento em 1988. Foi autorizada a funcionar através do Parecer nº188/91/CEE/RO e Resolução nº172/91/CEE/RO, homologado em 30/12/91, oferecendo Educação Infantil – Pré-Escolar e Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série.
  A Resolução nº077/94, homologada em 29/12/94, prorrogou por dois anos a autorização de funcionamento dessa escola, e a Resolução nº082/95, prorrogou a autorização até o reconhecimento.
 Foi concedido o Reconhecimento à Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, com o Parecer nº073/99/CEE/RO, exarado de acordo com a nomenclatura instituída no Decreto nº8367, de 04/06/98.
A mesma se encontra localizada à Rua: Bartolomeu Bueno nº4665, esquina com Av: Vilhena, tendo como ponto de referência o Sistema de Captação de Água e Tratamento.
 Esta Escola presta atendimento aos alunos nos períodos: Matutino e Vespertino de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental.
 A Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, foi criada no dia 01/01/88 pelo Decreto nº783/88, sendo homenageada com o nome da genitora do Excelentíssimo Ex-Governador do Estado Jerônimo de Garcia Santana. Seu reconhecimento foi homologado no dia 02/08/99.
  A mesma se encontra localizada à Rua: Bartolomeu Bueno Nº4665, esquina com Av: Vilhena, tendo como ponto de referência: SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA.
   A escola conta com 27 funcionários. Sua capacidade de atendimento é de 300 alunos do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
 Ao longo de sua criação a escola tem desenvolvido vários projetos, dentre os quais destacaremos aqui: AS DATAS COMEMORATIVAS, onde trabalhamos durante o ano todas as datas importantes do nosso calendário cultural, resgatando o que de mais rico existe na nossa cultura brasileira, desenvolvendo o raciocínio lógico e o senso crítico dos alunos para a formação da cidadania, baseada na construção do saber.
Tendo como Corpo Técnico Administrativo:
Diretora:   Ana da Rocha Vieira Oliveira
Vice-diretora:  Ana Leite Sousa dos Santos
Secretária: Marialva Apª Teixeira Ribas


O percurso desta escola está aqui organizado da seguinte forma:
 A faixa da Escola, logo em seguida as bandeiras: do Brasil, do estado e do Município.
                                   
Na seqüência alunos transportando uma faixa com o tema: “PATRIOTISMO”, em seguida, placas com as palavras: AMOR, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA, COOPERAÇÃO, JUSTIÇA, DIGNIDADE, COMPANHEIRISMO,
ESPERANÇA, PAZ, UNIÃO, FRATERNIDADE, e RESPEITO. Caracterizando o tema e  manifestando o amor à Pátria.
                               
  Temos ainda o Pelotão Uniformizado que também representam a Escola com o tema: “DIGA NÃO”; ! às DROGAS, CORRUPÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, VANDALISMO, VIOLÊNCIA, MISÉRIA, FOME, ORGULHO, HUMILHAÇÃO, VÍCIO, DESRESPEITO, FALTA DE AMOR, DESONESTIDADE,
Em seguida uma faixa com a frase: “A ESPERANÇA RENASCE A CADA DIA”!!!                            
Encerramos com a apresentação do coral da escola, com a música: “O AMOR DE DEUS”.(Coordenado pelo Missionário da Igreja Batista amigo da escola WELINTON)

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário