terça-feira, 25 de outubro de 2011

IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR




A Escola Julieta Vilela Velozo possui uma horta em seu pátio. Ainda não é uma horta tão grande, mas ali estão plantadas diversas espécies e hortaliças que a escola utiliza na merenda escolar, além de remédios caseiros.
Veja esta imagem de uma parte da horta da escola.







Este é o seu Francisco, o Chicão, ele é servidor da escola e se dedica no cuidado com a horta. Também o senhor Antônio está junto com seu Chicão ajudando nas hortaliças, no momento está de férias. Em breve fotos dele aqui.

AS HORTALIÇAS E PLANTAS EXISTENTES NA HORTA DA NOSSA ESCOLA E VEJAM AS PROPRIEDADES E NUTRIENTES DAS HORTALIÇAS QUE TEMOS NO MOMENTO

COENTRO - Usado como tempero da família dos "cheiro verdes" - é uma hortaliça de folhas parecidas com a da salsa, porém mais frágeis, tendo um cheiro muito forte. É um tempero característico das cozinhas nordestinas, mas que caiu no gosto do povo brasileiro e hoje é utilizado em nossas comidas, inclusive no molhos, como os de peixes.


COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO? Escola Julieta Vilela Velozo, utiliza o coentro para por no arroz temperado, nas saladas, polentas, entre outras...As crianças gostam muito!


CEBOLINHAS - CHEIRO VERDE:



- contém ferro
- contém vitaminas, principalmente A e C

Seu nome deriva do latim cepa (cebola).
Existem registros da existência da Cebolinha na China há mais de quatro mil anos, onde era conhecida como a "pérola entre as verduras". Dizia-se na China que quanto mais forte o aroma e o sabor da Cebolinha, maior seu poder de cura. Trazida do Oriente por Marco Polo, rapidamente tornou-se indispensável no uso culinário do Ocidente.
A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial em manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos antes de serem servidos.
Contendo ferro e vitaminas diversas,principalmente A e C, a cebolinha é estimulante do apetite, além de auxiliar a digestão. Ajuda no combate à gripe, e nas doenças das vias respiratórias.
A cebolinha é uma planta condimentar semelhante à cebola, mas não desenvolve bulbo. Pertence à família Alliaceae. Duas espécies são cultivadas: A. fistulosum (cebolinha verde ou comum) e A schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega). A cebolinha verde é natural do Oriente ou da Sibéria, possui folhas numerosas, fistulosas, com comprimento variando de 25 a 35cm e cor verde mais clara do que a galega. A cebolinha galega é originária da Europa e seu sabor é semelhante ao da cebola. As plantas formam tufos bem fechados com folhas numerosas, finas e cor verde-escura. Produz, na base da haste, um engrossamento semelhante a bulbos ovais.

COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO? utiliza na merenda escolar, enriquecendo os pratos salgados, o arroz, a salada, as sopas, os molhos, saladas...

lembre-se: coloque a cebolinha nos alimentos crús e cozidos, mas para melhor aproveito das propriedades e para conservar o sabor e cheiro deste tempero verde, ao utilizá-lo em alimentos cozidos, acrescente-o no momento em que já for servir o prato ou logo após desligar o fogo.

FONTE;http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm



COUVE:

- Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E.
- Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
- Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.

A couve - como outros membros da família dos repolhos - é excelente fonte de vitamina C e beta-caroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A. De fato, uma xícara de couve contém o dobro das necessidades diárias desses nutrientes. Outros nutrientes encontrados numa xícara de couve são 5mg de vitamina E, 30 mcg (microgramas) de folato, 135 mg de cálcio, 2 mg de ferro e 450 mg de potássio. Também fornece mais de 1g de fibras com apenas 50 calorias, o que torna a couve um alimento muito nutritivo, altamente recomendado para quem se preocupa com o peso.

O modo tradicional de comer couve é cozida. Para preservar as vitaminas A e C, devemos cozinhá-la rapidamente com pouca água. Pode ser cozida no vapor, picada e refogada com outros legumes ou verduras, ou cozida em caldo para uma deliciosa sopa. A couve encolhe consideravelmente durante o cozimento; são necessárias 3 xícaras de couve crua para se obter 1 xícara dela cozida.

FONTE:http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm



COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO? utiliza na merenda escolar, faz saladas, farofas, os talos vão enriquecer o arroz branco ou o molho da carne e suas folhas misturadas com limão e trituradas no liquidificador, transforma-se num delicioso suco rico em nutrientes e vitamina C.


TOMATE CEREJA:


O tomate cereja é reconhecido pelo excelente sabor e atrativa coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja, sendo muito utilizado na ornamentação de pratos. Desde 2002, o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estuda diversos acessos de tomate cereja produzidos em sistema orgânico. Até agora, mais de 40 acessos já foram plantados para avaliar o efeito de diferentes tratamentos na agricultura orgânica para controle de pragas e doenças.
É bom para:
Quem quer perder peso, porque é pouco calórico, além de ser boa fonte de vitamina C e de potássio; e ser utilizado como fonte de licopeno, substância anticancerígena.

É ruim para:
Pessoas que têm restrição de potássio - devem usá-lo cozido sem as sementes e desprezar a água; e quem apresenta crise aguda de gota, porque contém ácido oxálico.
COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO?
Para fazer molhos, colocar nas carnes, nas saladas, polentas, tortas salgadas...





PIMENTA VERMELHA:Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.
Graças a essas vantagens, a planta já está classificada comoalimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.



RECEITA COM PIMENTA

Pimenta no Azeite de Oliva


1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de suco de limão
pimentas selecionadas à sua escolha


Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça 1 xícara (chá) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.
DICA: Faça um furinho em cada pimenta ao colocar na conserva, assim o tempero penetra e não azeda, além de guardá-la na geladeira, é claro.
Fonte: http://curapelanatureza.blogspot.com

COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO? utiliza moderadamente, sendo com cuidado e como tempero.




ALMEIRÃO: Boa fonte de fósforo e ferro
- Fornece vitaminas A,C e do complexo B

O almeirão, conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. Em algumas regiões do Brasil, cresce naturalmente uma variedade chamada de almeirão do mato, muito apreciado por ter sabor menos amargo. O almeirão é uma Asteraceae, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.
 O almeirão é um ótimo acompanhamento para carne assada, lingüiça e aves;COMO CONSUMIR; - O almeirão roxo, raro no mercado das cidades grandes, é menos amargo que o almeirão verde e pode ser consumido cru em saladas ou refogado;
-  Temperos que combinam; azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão, cheiro-verde.



FONTE:http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm

COMO A ESCOLA JULIETA UTILIZA ESTE ALIMENTO? utiliza na merenda escolar como deliciosas saladas. O almeirão pode ser atrativo quando cortado bem fininho e enriquecido com cheiro verde, com cebola, tomate cereja ou tomate comum, certamente os alunos nossos gostam muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário