quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Medicina caseira/ Algumas plantas existentes na Escola Julieta Vilela Velozo


(Foto Área lateral esquerda da Escola Julieta Vilela Velozo)


A Escola Julieta Vilela Velozo, hoje procura estar atenta para pequenos cuidados com a saúde, como vimos na existência da horta escolar http://escolajulietavilelavelozo.blogspot.com/search/label/Horta%20Escolar que é cultivada em seu pátio e que serve para auxiliar e enriquecer a alimentação dos nossos  alunos. Assim também a escola procura ter algumas plantas ou ervas medicinais que são conhecidas na comunidade escolar e tem por finalidade a pesquisa para o conhecimento popular e empírico dos alunos, além de auxiliar como fonte medicinal os funcionários quando sentem necessidade e já conhecem suas propriedades.

A escola cultiva as seguintes Plantas medicinais:

BOLDO DE JARDIM

CONFORME A CULTURA POPULAR, o boldo traz melhoras especialmente para o fígado. Ajuda a funcionar melhor, é bom tambem para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como, suores frios, dor de cabeça, e mal estar. O boldo quando tomado meia hora antes da comida ajuda na digestão e melhora as funções do aparelho digestivo, porem quando tomado por um longo período pode causar irritações gástricas.
Propriedades medicinais: Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Segundo estudos de laboratórios, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante, diurético e para todos os tipos de problemas hepáticos.

 Hortelã-pimenta  é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata . É usada popularmente como descongestionante nasalantigripal,vermífugadigestiva e analgésica. Usada como condimento. Possui mentol, substância da classe dos terpenos originalmente extraída do óleo essencial desta espécie. As mães utilizam para chás no tratamento dos resfriados e verminose.





Aloe vera, A BABOSA é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente é utilizada para problemas relacionados com apele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia[2] deixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.
É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacterianacicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.
A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Pelo mesmo efeito reidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura.[3]
A Babosa tem poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto.
Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes proteínasvitaminas e sais minerais. Com sua constituição química permite a penetraçao na pele e assim levar importantes nutrientes para as células vivas.
Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas
  • Aloe Vera também pode ser utilizada para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário