ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
JULIETA VILELA VELOZO
PROJETO INTERDISCIPLINAR:
“DE MÃOS DADAS COM JESUS PARA VENCER A VIOLÊNCIA”
COLORADO DO OESTE - RO, 2011
01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “JULIETA VILELA VELOZO”.
ENDEREÇO: RUA BARTOLOMEU BUENO, Nº. 4665.
BAIRRO: SANTA LUZIA.
E-MAIL: escolajvvelozo@hotmail.com
TELEFONE: (0XX) 69 3341 2086.
CNPJ: 84.560.093/0001-07
MUNICÍPIO: COLORADO DO OESTE – RO.
NÚMERO DE ALUNOS: 155
TÍTULO DO PROJETO: “DE MÃOS DADAS COM JESUS PARA VENCER A VIOLÊNCIA”
AUTORES DO PROJETO: EQUIPE PEDAGÓGICA E CORPO DOCENTE DA ESCOLA.
EXECUÇÃO: TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS E COMUNIDADE.
ABERTURA DO PROJETO: FEVEREIRO DE 2011.
INÍCIO DO PROJETO: MARÇO DE 2011.
EQUIPE GESTORA:
DIRETORA: ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA
VICE-DIRETORA: ANA LEITE DE SOUSA SANTOS.
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARLENE AVELAR DOS SANTOS
ORIENTADORA PEDAGÓGICA: ADALBRAIR DE OLIVEIRA FALCÃO
COORDENADORA DO PROJETO: EQUIPE PEDAGÓGICA E CORPO DOCENTE DA ESCOLA.
02 - APRESENTAÇÃO
Muitos professores têm se queixado atualmente das manifestações agressivas das crianças em sala de aula e da sua impotência perante essa realidade.
Há alunos que não respeitam seus colegas e nem mesmo seus professores, ignorando toda e qualquer regra ou figura de autoridade. Sabe-se que, quando o aluno agride o professor ou mesmo seus colegas, pode estar respondendo a diversas situações, sendo que, geralmente, a criança simplesmente reproduz a violência da qual é vítima. Nesse sentido, cabe ao professor buscar identificar as causas de tal violência, e intervir em sua sala de aula de forma a minimizar a incidência da mesma.
Acreditamos que um trabalho preventivo, em que se cultiva a paz cotidianamente pode colaborar para a mudança de posturas dos alunos frente a uma situação de conflito.
Nesse sentido, esse projeto tem o propósito de auxiliar o professor na sensibilização dos alunos para o exercício diário da paz, na construção de uma sociedade e comunidade escolar solidária, pacífica e feliz, o qual será trabalhado de acordo com o nível de cada turma.
03 – JUSTIFICATIVA
A onda de violência que atinge escolas no Brasil também é vista em outras partes do mundo.
Sabemos que nenhuma escola é uma ilha, mas parte da sociedade. E no nosso caso, essa sociedade tem-se embrutecido de forma espantosa. O roubo, o tráfico, a corrupção, o desrespeito e o preconceito levam a atos violentos e criminosos.
Para recompor valores deteriorados e conseguir preparar os jovens para a vida, a escola não pode ignorar a violência em suas próprias práticas e precisa trazer as questões do mundo para a sala de aula.
Alunos agredidos, livros roubados, alunas assediadas, funcionários humilhados, ofensas entre professores e alunos. Todos esses são exemplos de situações internas à escola que precisam ser enfrentadas com a mesma firmeza com que debatemos a violência do mundo geral do contrário, nosso papel formador não será cumprido.
Tudo no ambiente escolar tem caráter pedagógico: compreender como o abuso do álcool ameaça quem está ao volante ( e principalmente quem está nas ruas e no convívio doméstico), desenvolver trabalhos que mostrem como a intolerância, a injustiça e preconceito resultam em violência ( tanto entre nações como entre pessoas), estabelecer paralelos entre o que se vive na escola e o que se vê fora dela, levá-los a perceber sobre a importância de Deus na vida das pessoas, são apenas alguns exemplos de como não fugir dessa difícil questão.
A relação da escola com a comunidade é também fonte rica de convivência com pessoas de origens variadas. Ao fazer os alunos conhecerem os diversos aspectos da comunidade, preocupar-se com seus problemas e até ajudar na resolução deles, criam-se excelentes condições para que apreciem as diversas formas do viver humano, compreendam e valorizem o conceito de dignidade, traduzindo-o pela cooperação.
Para tanto, elaboramos esse projeto com o intuito de melhorar o comportamento dos alunos e promover a paz, o respeito entre alunos e professores, onde todos os professores terão o compromisso de colaborar na elaboração e execução do mesmo. Este será trabalhado com todos os alunos do Ensino Fundamental do 1º e 2º segmento durante todo o ano de 2011.
Numa sociedade violenta, a escola deve se contrapor abertamente à cultura de agressões, como parte do projeto educativo, com atitudes firme contra a violência, pois “o convívio respeitoso na escola é a melhor experiência moral que o aluno pode viver” (pcn / 2001 – v.8, 3ºed. P.121) .
04 – OBJETIVOS
4.1 – OBJETIVO GERAL:
Fazer da escola uma instituição formadora de pessoas e não apenas transmissora de conhecimento, resgatando valores morais através de atitudes que mostrem: RESPEITO MÚTUO, SOLIDADRIEDADE, HUMILDADE, AMOR AO PRÓXIMO, entre outros.
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, “bulyng”, dentre outras) contra os colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas;
ü Valorizar os vínculos familiares e a afetividade, estreitando a distância entre a escola e a comunidade;
ü Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz;
ü Compreender que os atos violentos desencadeiam nas pessoas sentimentos de tristeza, baixa auto-estima, raiva, insegurança, dentre outros;
ü Exercitar a paz nas relações com colegas na escola e em outras situações cotidianas;
ü Valorizar ambientes harmoniosos em que imperam o respeito e a justiça;
ü Oportunizar a valorização das experiências dos mais velhos, valorizando sua presença na família e sociedade, compreendendo que esses conhecimentos transmitidos por eles ajudam na formação de sua própria identidade como ser humano e cidadão crítico;
ü Perceber a própria responsabilidade e o dever de romper com atos violentos iniciados por si mesmo e na escola e/ou em outras situações cotidianas;
ü Refletir sobre como é importante estar atento às atitudes que se repetem sem serem pensadas;
ü Conhecer os limites colocados pela escola e participar da construção coletiva de regras que organizem a vida do grupo.
05 - META
Melhorar a convivência do aluno com o aluno e do aluno com professores, funcionários e direção, do aluno com a própria família diminuindo sua agressividade e estimulando-os para o interesse nos estudos em geral.
06 - METODOLOGIA
Algumas pequenas ações como um simples diálogo, uma escuta cuidadosa e atenta, bem como o respeito a opiniões diferentes são estratégias que efetivamente promovem a paz no ambiente escolar. No entanto, a escola pode e precisa ser este ambiente “pacífico”, harmonioso. Mas como implementar isso? Vejamos:
ü Usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas, levando-os a refletir sobre como um xingamento, um tapa, um empurrão pode trazer conseqüências desastrosas, rompendo com momento de paz na relação de amizade entre colegas na escola;
ü Fazer oração antes de iniciar a aula, com o objetivo de trazer Deus para dentro da sala de aula, para que haja tranqüilidade e paz no decorrer das aulas;
ü Selecionar textos sobre violência nas escolas, orientar os alunos (de preferência em grupo) a ler com cuidado e atenção, identificando as palavras-chave que os remetem ao tema “violência”, bem como frases completas que expliquem, informem ou relatem situações de violências para uma posterior apresentação ou discussão das principais idéias ou informações sobre o texto;
ü Oportunizar a convivência com familiares mais idosos também dentro da escola de modo que a troca de experiências entre estes e os alunos seja prazerosa e contundente de forma a valorizar legitimamente o conhecimento daqueles que tem experiências de outras gerações;
ü Produzir poesias, textos, paródias, teatro de fantoche referente ao tema proposto no projeto e fazer apresentações para a classe ou para a comunidade durante as reuniões escolares, com objetivo de transmitir para toda a comunidade escolar e extra-escolar o saber adquirido a partir das atividades desenvolvidas no decorrer deste projeto;
ü Utilizar músicas com letra voltada ao tema do projeto,(ouvir, cantar e levá-los a refletir sobre a música a partir de alguns questionamentos feitos pelo professor), canções que expõem a necessidade de acabar com a violência, como por exemplo, a música “Imagine” acompanhada da canção brasileira “Acorda pra vida” ou outras;
ü Trabalhar valores (com os textos, músicas, poesias, formação de frases, reflexão e através de diálogos), como: a disciplina, responsabilidade, amizade, respeito, dignidade, honestidade, cooperação, fraternidade, solidariedade, liberdade, liderança, igualdade, equilíbrio, confiança, amor, perseverança, justiça, esperança, crença, obediência, paz, consciência, felicidade, bondade, otimismo, família, igreja, sociedade, escola, criança, adolescente, adulto e idoso;
ü Assistir filmes, depoimentos e outros vídeos educativos a partir do tema sugerido no projeto para uma posterior apresentação, discussão ou reflexão do assunto;
ü Promover palestras com Pastores, Padres e outros para os pais, alunos e funcionários da escola;
ü E para o encerramento do projeto será realizado um evento onde serão convidados jovens de várias igrejas para fazerem apresentações de músicas, coreografias, teatro, fantoche e outros, sobre o tema proposto no projeto, para toda a comunidade escolar;
09 - AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e dinâmica, com o acompanhamento do professor sempre questionando os alunos se eles compreenderam o quanto a manutenção da violência nas escolas poderá trazer efeitos desastrosos para a convivência entre colegas e professores e para a vida em sociedade, se os mesmos conseguiram se colocar como co-responsáveis pela paz e pela busca de um ambiente mais harmonioso tanto na escola, quanto na sociedade em que vivem que servirá para determinar se os objetivos do projeto foram alcançados efetivamente.
Avaliar o envolvimento dos alunos no momento das leituras dos textos, nas discussões e atividades propostas, se se expressam com seriedade e respeito em relação ao tema.
Observar se os alunos compreenderam bem o tema da aula por meio das discussões e demonstraram conhecer suas próprias formas de lidar com conflitos mostrando condições de encontrar recursos saudáveis para lidar com os mesmos.
Investigar se os alunos sabem quais são os limites da escola, quem os determina e qual a sua finalidade, compreendendo que as regras devem ser instrumentos tanto para organizar a vida coletiva quanto para assegurar critérios de justiça e democracia. Da mesma forma, espera-se que, num processo de construção coletiva, e com ajuda do professor, o aluno seja capaz de propor, avaliar e acatar regras para o convívio escolar da classe e da escola.
Fevereiro de 2011 | ü Discussão sobre a elaboração do projeto. ü Abertura do Projeto. |
Fevereiro de 2011 | ü Elaboração do Projeto. |
Março a Novembro de 2011 | ü Execução do Projeto. |
Dezembro de 2011 | ü Encerramento do Projeto com apresentações. |
08 – RECURSOS
Recursos Humanos:
ü Equipe Gestora;
ü Professores e demais funcionários da escola;
ü Alunos;
ü Comunidade;
ü Palestrantes,
Materiais:
ü Caneta hidrográfica;
ü Papel Sulfite;
ü Computador;
ü Tinta para impressão;
ü Cds de músicas;
ü Aparelho de micro-system;
ü Aparelho de DVD;
ü Aparelho de vídeo;
ü Filmes em VHS;
ü Computador;
ü Impressora;
ü Televisão;
ü Filmes em DVD;
ü Fantoches;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Artigo eletrônico: A violência, a escola e você ( Luiz Carlos de Menezes)
Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_246452.shtml
Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_246452.shtml
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