A Escola Julieta Vilela Velozo, desenvolveu durante a semana inteira, atividades sobre o BULLING com todas as turmas. Cada professor adequou o tema conforme a sua disciplina e por ser tema transversal, as aulas foram regadas de criatividade, reflexão e participação dos alunos.
Para trabalhar com o tema BULLING, não precisa ir longe para buscar assuntos, pois a realidade muitas vezes das nossas escolas nos demonstram isso. Assim, é necessário observar e aproveitar as situações do dia a dia que muitas vezes acontecem entre os alunos e então ajudá-los a observar as atitudes.
Aqui alguns desenhos que os alunos fizeram para ilustrar o tema:
Esse Mural feito pelas professoras Adalbrair e Catarina está exposto no Pátio
APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE BULLING
O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes
agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas
por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dôr e angústia, e
executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos
repetidos entre elementos da mesma comunidade(colegas) e o desequilibro de
poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta
forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando
sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.
Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia.
Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há
relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão
fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar
conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“
têm grande probalidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais
e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“
são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.
O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas
as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda
colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no
relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional
de maltratar uma outra pessoa.
Principais tipos de Bullying
•
Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir,
empurrar, agredir)
•
Verbal (apelidos, gozar, insultar)
•
Moral (difamar, caluniar, discriminar,
tiranizar)
•
Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar
sexualmente)
•
Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir,
ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
•
Material (roubar, destruir pertences materiais e
pessoais)
•
Virtual (insultar, discriminar, difamar,
humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
•
Alvos de “bullying” - são os alunos que só
sofrem “bullying”
•
Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que
ora sofrem, ora praticam “bullying”
•
Autores de “bullying” - são os alunos que só
praticam “bullying”
•
Testemunhas de “bullying” - são os alunos que
não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e
convivem num ambiente onde isso ocorre
Efeitos sobre os Alvos incluem
•
Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica
causada por eventos exógenos
•
Stress de desordem pós-traumática
•
Torna-se também um agressor
•
Ansiedade
•
Problemas gástricos
•
Dores não especificadas
•
Perda de auto-estima
•
Medo de expressões e emoções
•
Problemas de relacionamento
•
Abuso de drogas e álcool
•
Auto-mutilação
•
Suicídio (também conhecido como bullycídio)
Efeitos numa Escola incluem
•
Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)
•
Alto nível de faltas indisciplinares por males
menores
•
Desrespeito pelos professores
Como agir comum a vítima de BULLYING?
•
Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda
•
Não tente ignorar a situação
•
Procure manter a calma
•
Mostre que a violençia deve ser evitada
•
Não o agrida ,nem o intimide
•
Mostre que sabe o que está a acontecer Converse
com ele
•
Garanta a ele que o quer ajudar
•
Tente indentificar algum problema actual
•
Com o consentimento dele tente entrar em
contacto com a Escola
•
Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não
agressivos
•
Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que
agrediu
•
Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele
se possa sair bem para elevar a sua auto-estima
Informações
A partir de doze (12) de Maio, a Associação Nacional de
Professores, cria uma linha telefónica de apoio, dirigida a professores, alunos
e famílias, envolvidas ou vítimas das mais diversas formas de “Bullying”, quer
como agressores, quer como vítimas, pois, normalmente os envolvidos nestas
situações vivem um drama permanente de medo e em silêncio. Esta linha telefónica
de apoio estará preparada para ouvir e dar o apoio necessário de forma
confidencial. A criação desta linha de apoio foi inserida num projecto
intitulado “convivência nas escolas”, desenvolvido por esta Associação, em
parceria com investigadores da Universidade Lusófona do Porto, tendo como base
uma crescente preocupação associada à violência na comunidade escolar,
confirmados pelos resultados da UNESCO, que lançaram o alerta; 25% a 50% dos
alunos são vítimas de “Bullying”.
O número telefónico de apoio é o 808 968 888 e este novo
projecto pretende sobretudo, promover a educação para a convivência nas
escolas, ajudando a prevenir e a combater fenómenos de conflitualidade,
indisciplina e violência.
Cyber Bullying Como Encarar o Cyber bullying
•
Criar e manter um clima de comunicação aberta e
conversas regulares sobre a Internet e as tecnologias, em vez de esperarem e
apenas abordar o assunto quando ocorrer algum problema;
•
Encorajar as crianças/jovens a falar sobre os
problemas com que se confrontam na Internet ou com outras tecnologias, como por
exemplo os telemóveis e escutarem o que as crianças/jovens nos dizem;
•
Explicar às crianças e aos jovens que se forem vítimas
de Cyberbullying a culpa não é deles;
•
Sublinhar que pedir ajuda não é um sinal de
fraqueza, mas uma forma de afirmação que envia uma mensagem ao agressor que o
seu tipo de comportamento não será tolerado e que não lhe será permitido
continuar.
Como Prevenir o Cyber bullying
•
Eduque-se a si, aos colegas e alunos sobre como
usar as tecnologias de informação e comunicação de forma ética, responsável e
segura;
•
Eduque as crianças/jovens sobre os riscos de
colocarem fotografias, vídeos e outros dados pessoais online que possam ser
usados pelos seus colegas para actos de Cyberbullying;
•
Preste atenção aos que os seus colegas ou
discentes lhe dizem sobre potenciais casos de Cyberbullying e não se limite a
subestimar, criar falsos sentimentos de segurança ou até ignorar as situações
que lhe são reportadas (por exemplo, “limita-te a ignorar”, “não leves isso a sério”,
etc.);
•
Não reaja intempestivamente para proteger a
criança/jovem. Por exemplo, não se ajuda uma vítima castigando-a. Se a criança é
vítima de Cyberbullying, não lhe retire o direito de acesso ao computador ou à
Internet;
•
Caso os seus colegas/alunos sejam vítimas de
Cyberbullying, deixe claro que trabalhará com a criança/jovem para encontrar
uma solução;
•
Monitorize a utilização das tecnologias de
informação e comunicação pelas crianças e jovens a seu cargo. Faça-o escolhendo
criteriosamente o local e o posicionamento do computador. Evite as áreas
isoladas (quartos de crianças/jovens), preferindo os espaços de maior circulação.
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