segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Professora Anicléia trabalha com obras de Arte

Após realizar pesquisas com os alunos sobre pintores renomados, a professora Anicléia esta desenvolvendo  algumas atividades em grupos sobre as telas que os alunos mais gostaram.
Vejam que lindos os trabalhos dos alunos feitos em papel craft e lápis de cor. Uma ideia barata, porém bonita!!
Parabéns!!!





SUGESTÕES PARA APRIMORAR O TRABALHO COM ARTE

Levar obras de arte para a sala de aula é uma ótima sugestão de trabalho, pois além da ótima aparência do material estes trazem grande motivação para os alunos, por serem um material diferenciado.
As pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, pois até determinada época os pintores retratavam a realidade em que viviam.
Outra forma de pintura que nos trouxe grande admiração foram as pinturas abstratas, que não retratam uma imagem, mas que abre espaço para a imaginação e criatividade de cada observador.
Os pintores impressionistas levaram para as telas a grande admiração que tinham pela natureza, além das figuras humanas, que os inspirava para desenvolver grandes obras. Claude Monet foi um desses grandes pintores e suas pinturas ficaram muito marcadas para a humanidade, em razão do fato do pintor ir perdendo a visão ao longo dos anos, chegando a retratar as mesmas coisas, porém de forma diferente, devido à cegueira.

Retratando elementos da natureza
Das telas de pintura pode-se trabalhar desde o contexto histórico das mesmas, explorando cada detalhe como as roupas, as diferentes fisionomias, os lugares, as estações do ano, a hora em que foi retratada a imagem e ainda levar os alunos a fazer uma referência em relação à atualidade.
As esculturas podem mostrar outra forma de arte para os alunos, porém com menos detalhes do que as pinturas.
Através das obras de arte os professores podem montar momentos de total aprendizado e profundo prazer, pois os alunos podem tentar reproduzi-las, fazendo a releitura das mesmas, ou seja, colocando o seu entendimento, o seu jeitinho de fazer.
As esculturas também podem ser reproduzidas, desenvolvendo trabalhos com argila, também oportunizando aos alunos momentos que trabalham não só o aprendizado sistemático, mas que incentivam a concentração, o relaxamento e a criatividade.
Ao desenvolver um trabalho com essa perspectiva o aprendizado torna-se prazeroso para todos os envolvidos, além de facilitar a apreensão dos conceitos para os alunos e facilitar o trabalho do professor, quebrando o aspecto tradicional da sala de aula, tornando a relação entre professores e alunos mais aberta para um discurso saudável e de muita sabedoria.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário