quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto Confabulando - Professora Clezilaine


Este projeto Confabulando desenvolveu atividades com os alunos do 6º ano, na Disciplina de Língua Portuguesa, organizado pela professora Clezilaine de Souza Chaves no 4º Bimestre, ano letivo de 2012.

Os alunos pesquisaram e estudaram o gênero fábulas, depois criaram suas próprias, colocando uma moral em cada final. Os trabalhos foram compostas por muita criatividade, onde os alunos surpreenderam a professora.

As fábulas criadas  pelos alunos estão dispostas no acervo da sala de leitura, pois ficaram bem escritas e interessantes.

Parabéns para os alunos e para a professora Clezilaine, por esse projeto!






ALGUMAS FÁBULAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS




O GATO E A RAPOSA - 

Aluno: Edson Junior   
                                                   





            Um gato estava caminhando tranquilamente derrepente apareceram seus amigos, os cães o Estraçalhar e o Atacar.
             Eles falaram para ele tomar cuidado que uma raposa estava à solta e estava atacando todos os animais do sitio.
            O gato estava andando e ao avistar a raposa lá longe, subiu numa árvore. A raposa avistou o gato e falou:
             _Meu amigo gato, eu estou dando uma festa, você quer ir? O gato disse:
            _Não obrigado! Aqui na árvore esta muito bem! Está ventando que é uma beleza.
  Pensativo o gato teve uma idéia:
            _ Eu vou com você para a festa, mas eu quero levar dois amigos. Disse o gato.
  A raposa pensou, em deixar, assim teria mais comida para comer. Então  disse:
            _Tá bom mais então eu quero conhecer seus amigos.
            _Vamos ali, eu vou chamá-los:
            _Estraçalhar e Atacar venham conhecer a raposa. Disse o gato. Na hora que a raposa viu os dois cães nunca mais quis vir naquele sitio.
 
   “A inteligência sempre vencerá!”


                                                       


O GATO E RATO - 
Aluno:Carlos Henrique



 Um pequeno rato foi pegar um pedaço de queijo e quando menos esperava deixou-o cair.  Apareceu então um gato feio e grande e falou:
            _ O que você está fazendo?
            _Estou me alimentando. Disse o rato. O gato não gostou e foi correr atrás dele. O pequeno deu um lé no gato que ele ficou procurando-o, mas não o achou. O rato estava dentro de sua casinha comento bem de boa.

                                                   “ O mundo é dos espertos!”



A colméia -    
Aluno:Diego Campos Cortes




           Um dia, as abelhas estavam pegando néctar nas flores, e cantando belas canções, enquanto as flores falavam:
               _Oi abelhinha! Quando as abelhas voltaram para colméia ficaram espantadas com um urso fuçando a colméia, as abelhas ficaram com tanta raiva que todas resolveram picá-lo. O urso saiu em disparada para o lago e lá ficou boiando até as abelhas irem embora.     

“Às vezes os menores vencem os maiores!”





Tico e Teco e o Pato Donald  
      Aluno: João Paulo Santos Silva    
                                                                                                                             


               Uma vez dois esquilinhos chamados Tico e Teco estavam pegando nozes, de repente veio um pato chamado Donald com um motor serra para derrubar a árvore dos  esquilos. Um deles então falou:
             _ Ele vai derrubar a árvore!  Nós não podemos deixar! Os dois esquilos foram até  o  lago  do  Senhor  Sapo:
-        Tem um pato na minha árvore derrubando-a falou Teco:
-        Vão até lá, distraiam-no, desliguem o motor serra e joguem nozes na cabeça dele.
Os esquilos fizeram exatamente o que o Senhor Sapo falou e o pato irritado foi embora, mas no dia seguinte, o pato voltou e desta vez, estava dormindo numa rede tranquilamente comendo pipoca perto da árvore dos esquilos.
 Ao ver a bacia cheia de pipoca, os dois esquilos cochicharam um                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          no ouvido do outro para pegarem toda a pipoca. Donald acordou e os viu com sua bacia e pipoca na mão e saiu correndo atrás deles. Os esquilos rapidamente subiram na árvore  com  a  pipoca  e o  pato  disse:

_ Desçam daí com minha pipoca!  Tico e Teco deram muita risada da cara de dele e o pato, com muita raiva, pegou seu motor serra, derrubou a árvore e os esquilos  correram   para   outra  árvore. Donald sem saída derrubou a outra árvore também. Tico e Teco, espertos foram então para uma árvore carregada de nozes, onde poderiam ter alimento por muito tempo e o pato pode ficar em paz para sempre, e aprendeu que não se pode derrubar as árvores, pois elas servem de abrigo para muitos animais na natureza.

           “ Tudo termina bem quando cada um encontra o seu caminho!” 





 Quita e Quitim -  
Aluno: Leonardo                                                                                                                      



                        Era uma vez dois periquitos no ninho.
Um dia, eles caíram no chão e então eu os peguei para cuidar. Chamei-os de Quita e Quitim. Eu trato deles todos os dias, pela manhã, ao meio dia e à noite.    Assim, eles estão crescendo e crescendo, até tive que comprar uma gaiola maior para colocá-los dentro. Mas tenho que tomar muito cuidado com a terrível Pitibu se não eles podem ser devorados. Pois ela vive a dizer:
                        _ Ainda vou comer esses pássaros!
Por enquanto, o casal vive em paz, mas serão ainda mais felizes, pois estão para se casar e voltarão para a natureza onde é o seu lugar.
“ O amor e a liberdade devem andar juntos!”



                                                    O PORCO E A ANTA                
Aluna:Letícia Silva Pinheiro



              Era uma vez um Porco e uma Anta, eles estavam fazendo planos para tirar o Porco daquele chiqueiro sujo, nojento. A  Anta disse:
  _ Você pode vir correndo e quebrar a porta do chiqueiro. O Porco disse:
              _Boa idéia, mas eu acho que não vai dar certo. A Anta disse:
              _ Tente ,vai que você consegue, vale a pena tentar, se não você vai virar comida de gaúcho.
   Ele veio empolgado e conseguiu quebrar a portinha e os dois correram as léguas felizes, mas de repente, no meio do caminho os dois viram caçadores e ficaram apavorados, mas a Anta disse:
              _Venha comigo, eu conheço um atalho para chegarmos do outro lado do rio primeiro que eles! O Porco apavorado não disse nada só seguiu a amiga por que ele sabia que ela conhecia a mata como a palma da sua mão.
  Eles correram e correram antes que os caçadores chegassem primeiro. No caminho o Porco disse:
  _Eu estou com saudades do meu dono, mas a Anta falou:
              _O que? Ele ia te comer!
  _ É verdade eu consigo viver sem o soro que ele me dava, eu posso superar tudo isso, eu sei que eu posso! A Anta ficou impressionada com coragem do Porco e sorriu.
             O Porco com muito medo de virar comida dos caçadores, correu o máximo que pôde. Seguiram então em direção a ponte que deveriam atravessar. Atravessaram rápido com muito medo, mas conseguiram, e foram diretamente para a casa da Anta para se esconderem dos caçadores.
 Os amigos da Anta viram o desespero dos dois e foram ver o que estava acontecendo a Anta disse :
             _ Nós estamos correndo dos caçadores! a Arara  travessa falou:
             _ Eu vou ver se eles foram embora tá? E foi.
Quando a arara voltou disse:
             _Eles já foram. A Anta e o porco ficaram muito felizes e fizeram uma grande festa para comemorar a liberdade. E viveram felizes para sempre.


“A AMIZADE SEMPRE VENCE NO FINAL!





Branca de Neve e os animaizinhos
 Aluna: Rozana Santos Lermer.




            Uma vez, Branca de Neve estava andando pela floresta derrepente um esquilo chegou até ela e falou:
_ Oi, Branca de Neve.
_ Você fala?
_ Falo sim?
_ Como você sabe meu nome?
_ Todos nós sabemos seu nome.
_ Que legal! Então vamos passear comigo amigos?
_Vamos para onde Branca de Neve?
            _Vamos andar pela floresta. Então eles foram passear e chegaram em um bosque, em que adoraram as flores e ela falou:
_Vou pegar umas flores para meu quarto. E os bichos falaram:
_Nós também vamos pegar para nossas casas.  E então voltaram para suas casas. E viveram felizes para sempre.

              
                         “É sempre bom rever os velhos amigos!”





O cachorro e o gato
     Aluna : Alegna  Taynara Costa de Oliveira



            Um dia o gato estava andando pela casa quando encontrou um cachorro dormindo em seu território. O gato era muito mimado e foi cutucando o cachorro até acordá-lo. Enfim ele o acordou e disse:
_O que você quer? O gato respondeu:
_Saia do meu território agora! O cachorro, desobedecendo às ordens do gato disse:
            _ Quero ver quem vai me tirar daqui! O gato era muito engraçadinho e esperou o cachorro dormir novamente, chamou alguns de seus companheiros e disse:
          _ Olha gente, nós precisamos arrancar esse ogro do meu lugar! Gente me ajude a empurrá-lo para fora!   O cachorro acordou com aquela bagunça e disse:
_Vocês estão querendo me tirar daqui?  Os gatos disseram:
            _Sim, queremos tirá-lo daqui! E então o cachorro avançou neles e eles ficaram mansinhos, mansinhos e então os gatos permitiram que ele dormisse bem, e então se tornaram grandes amigos para sempre.

         
“Os espertos sempre conseguem o que querem!”



  O PEQUENO BAMBI
 Aluno: Werik    


           
            Era uma vez um pequeno alce que se chamava Bambi, ele morava com sua mãe, e seu pai só ficava nas outros locais da floresta cuidando do rebanho de animais.
Um dia, alguns caçadores colocaram fogo na mata e o pequeno começou a ficar com medo, sua mãe estava dormindo perto de uma copa de árvore que já estava pegando fogo e Bambi tentou acordá-la, mas não conseguiu, já era tarde demais e o filhote saiu correndo procurando seu pai e só depois de um dia ele conseguiu encontrá-lo. E começou a falar que sua mãe estava correndo perigo. Seu pai foi então ver o que tinha acontecido, mas infelizmente a mãe de Bambi já havia morrido e ele ficou muito triste.
 Mas Bambi foi crescendo, crescendo arrumou uma namorada e viveu feliz para sempre.

“No fim tudo dá certo”!





       

Nenhum comentário:

Postar um comentário