O Projeto "Almanaque do Felpo Filva", aconteceu em nossa escola com muitas atividades interessantes e que os alunos gostaram muito. Este projeto é originado do livro Felpo Filva de Eva Furnari, o qual foi apresentado no Proletramanto pela professora formadora Gilda.
É um livro rico por contemplar todos os gêneros literários. E na Escola Julieta Vilela Velozo, foi bem explorado e aproveitado.
A formadora Gilda nos sugeriu um trabalho com almanaque, daí juntamos o livro do Felpo Filva e transformamos num almanaque, o qual direcionou as atividades feitas em sala e que podemos conferir algumas, logo a baixo.
Agradecemos a professora Gilda, por nos apresentar um livro tão rico e encantador, queremos ressaltar que os nossos alunos só aprenderam e enriqueceram seus conhecimentos ao passo que esse livro foi explorado, na verdade o trabalho da professora Gilda foi marcante em todo o curso, pois além de incentivadora, ela é conhecedora de muitas obras e livros que de fato foram de grande relevância em nossa educação em geral de Colorado do Oeste.
Fotos do dia da leitura do Livro felpo Filva - Foi um sucesso!!!
Este é o Almanaque do "Felpo Filva" - Produto Final do Projeto
FOTOS DE PRODUÇÕES DOS ALUNOS - TURMA DO 2º ANO
ESTAS OUTRAS IMAGENS SÃO DE PRODUÇÕES DA TURMA DO 1º ANO. VEJAM QUE A TURMA FEZ PRODUÇÕES EM DESENHOS E RECEITA DE SALADA DE FRUTAS
AGORA VEJAMOS ALGUNS MOMENTOS DO PROJETO COM A TURMA DO 4º ANO
E TEVE ATÉ RECEITAS MALUCAS E DELICIOSAS....
ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JULIETA VILELA
VELOZO
PROJETO: Almanaque do Felpo Filva
COLORADO DO
OESTE
Agosto de 2012
1.IDENTIFICAÇÃO:
1.1 -
Instituição:
Escola Estadual
de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo
1.2 - Professoras Coordenadoras do Projeto:
Érica Jaqueline
Pizapio Teixeira, Maria Paulina Machado de Souza, Maria Lucilene Nogueira e Ana
Angélica de Oliveira Jarismar
1.3 - Professora Formadora do PROLETRAMENTO
Gilda Ferreira da Silva
1.4 - Finalidade
do Projeto:
Este projeto tem
por finalidade apresentar e trabalhar com o Livro Felpo Filva de Eva Furnari,
sendo uma atividade necessária das competências exigidas pelo Curso de formação
Continuada do PROLETRAMENTO – sob a orientação da professora formadora Gilda
Ferreira da Silva. Contando a obra, com textos dos gêneros diversos da Língua
Portuguesa, ambos vindos como suportes na construção de novas linguagens e de
novos conhecimentos dos alunos matriculados nas turmas do 1º, 2º e 4º ano do
Ensino Fundamental.
1.5 - Produto Final: Construção de um “Almanaque do Felpo Filva”,
derivado das atividades realizadas pelos alunos.
1.6 - Público Alvo:
Turmas do 1º, 2º
e 4º ano do Ensino Fundamental.
1.7 - Período:
Agosto a Novembro
de 2012.
1.8 - Local:
E.E.E.F. Julieta Vilela Velozo
2- Apresentação
Referir-se ao Livro Felpo Filva como uma ferramenta enriquecedora para
desenvolver inúmeras possibilidades de atividades na escola, é algo possível e
atrativo. Quando o livro nos foi apresentado, percebemos as muitas propostas
contidas em suas páginas para a realização de um belo trabalho com nossos
alunos.
Esta oportunidade é algo que não podemos deixar de aproveitar e assim,
levar o Livro Felpo Filva para a sala de aula e junto com ele, mostrar e
construir com nossos alunos uma aprendizagem significativa e atraente, onde um
casalzinho de coelhos ensinam-nos a ver o mundo com olhos leitores, olhos
atentos para as variedades textuais que estão ao nosso redor, originando
atividades que partem de um almanaque como ponto motivador e atraente na
realização do projeto.
3 - JUSTIFICATIVA
Na realidade encontrada no cotidiano escolar, vamos
deparar com o grande entusiasmo dos alunos quando são apresentadas metodologias
diferenciadas dentro das aulas trabalhadas. Pensar em trabalhar com Língua
Portuguesa com atividades onde sejam alicerçadas por bons livros de literatura
infantil, em se tratando dos alunos do primeiro seguimento do Ensino
Fundamental, é algo necessário e relevante para a construção de aprendizagens
significativas e do gosto dos alunos. Assim, podemos referendar o PCN de Língua
Portuguesa com a seguinte citação:
É importante que
o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da
sala de aula, visto tratar-se de uma forma
específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência
humana possui propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e
consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a
rubrica geral de texto literário. (PCN, Língua Portuguesa, p.29).
Dessa maneira, podemos perceber que o trabalho com a literatura infantil
vem enriquecer e criar diversas maneiras de contextualizar o trabalho em sala
de aula. Quando pensamos no ato de planejar, devemos levar em consideração a
necessidade da turma em geral e sempre refletir os caminhos para alcançar os
objetivos almejados e dentre eles, os livros com histórias que retratam as
brincadeiras, a imaginação, a fala e a vivencia da idade própria de cada um é
um ideal caminho para construir um trabalho significativo.
Ao pensar em oferecer o Livro Felpo Filva de Eva Furnari, para os alunos
como uma metodologia dentro de um projeto para muitas aulas seguidas,
certamente vemos no mesmo muitas atividades propostas em seu contexto. Este
trás diversas possibilidades para se trabalhar com todos os gêneros literários,
como: carta, poesia, receitas, bula de remédios, manuais de instrução, contos
de fadas, entre outros, além da exploração das imagens dentro de sua páginas ao
passo que o livro vai sendo explorado.
Trabalhar com diversidades textuais amparadas por um livro de literatura
infantil, como é o caso de Felpo Filva, é levar o aluno a conhecer e a conviver
de maneira prazerosa, com uma linguagem rica e necessária para a construção de
uma aprendizagem significativa diante da Língua Portuguesa e também para a
formação de leitor, escritor e conhecedor de informações riquíssimas que o
livro trás em suas páginas. Podemos observar as muitas formas de se trabalhar
com esse livro conforme as orientações contidas no Projeto de Leitura de Maria
José de Nóbrega, com metodologias encontradas no livro Felpo Filva:
Procuramos evidenciar outros aspectos que vão além da trama narrativa:
os temas e a perspectiva com que são abordados, certos recursos expressivos
usados pelo autor. A partir deles, o professor poderá identificar que conteúdos
das diferentes áreas do conhecimento poderão ser explorados, que temas poderão
ser discutidos, que recursos linguísticos poderão ser explorados para ampliar a
competência leitora e escritora do aluno. (NÓBREGA, Maria José, p.4)
Assim, a Escola
Julieta Vilela Velozo, desenvolverá o Projeto “Almanaque do Felpo Filva”, com o
intuito de levar informações e conhecimentos relevantes na formação de leitores
e escritores, onde os alunos terão o contato com diversos gêneros literários,
resultando em atividades e produções dentro de um mesmo contexto, ou seja,
tendo como eixo principal esse livro com inúmeras atividades de leituras e
produções que estão presentes em suas páginas. Vemos ainda, que o público alvo
os quais estão planejados dentro desse projeto, terão muito a enriquecer seus
conhecimentos enquanto alunos e juntos as professoras envolvidas serão
contempladas igualmente.
4- OBJETIVOS:
4.1 Objetivo geral:
8 Desenvolver
a capacitada de produção e interpretação dos alunos através de diversos gêneros
literários apresentados no Livro Felpo Filva de Eva Furnari.
4.2 Objetivos específicos:
8Identificar
diversos gêneros literários dentro do livro de Felpo Filva;
8Conhecer
sobre a autora Eva Furnari e algumas de suas obras literárias;
8Demonstrar
e descrever as características dos personagens dentro das imagens contidas na
obra;
8Construir
atividades referentes ao livro Felpo Filva, com os gêneros de receitas, música,
manual de instrução, desenhos, poemas;
8Ilustrar
os textos trabalhados e interpretados;
8Produzir
um almanaque através das atividades realizadas;
8Verificar
o conhecimento adquirido diante de todos os passos do projeto.
5 - Metodologia
8Realização
da leitura do livro Felpo Filva de Eva Furnari para todos os alunos envolvidos
no projeto, com exploração da capa e das ilustrações contidas dentro do mesmo;
8Apresentação
de um slide com informações sobre a autora Eva Furnari e alguns de seus livros,
com alguns de seus personagens ilustres, como o da Bruxinha Atrapalhada;
8Realização
de atividades com receitas pelos alunos do 1º ano, dentro do contexto dos
“bolinhos de chuva” da vovó de felpo Filva. Aqui os alunos terão o contato com
diversas receitas através de leituras, escritas, ilustrações e atividades
práticas, fazendo suas próprias receitinhas;
8Desenvolvimento
de atividades com contos de fadas pela turma do 2º ano, referendadas no trecho
em que Felpo Filva, escreve uma carta para Charlô em formato do conto de fada
da Rapunzel. Com essas atividades, os alunos, irão conhecer ou relembrar
diversos contos de fadas existentes na literatura infantil. Irão ler
interpretar, contar, dramatizar e ilustrar.
8Produção
de cartas escritas pelos alunos do 4º ano e com troca de correspondências entre
eles, semelhantes as cartas trocadas por Felpo e Carlô. Dessa maneira irão
conhecer os elementos que formam uma carta escrita, a linguagem textual, onde
também poderão responder as cartas de Charlô e de Felpo, dando outros finais
para as correspondências.
8Durante
o transcorrer das aulas, os alunos irão realizando atividades diversificadas
para a construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
8Produto
final: Construção do almanaque chamado “Almanaque do Felpo Filva”;
6 – Recursos
6.1-
Humanos:
Alunos, professoras e demais pessoas envolvidas no
projeto, durante sua execução.
6.2 - Materiais:
Livro Felpo Filva, Livros Paradidáticos, livros de
contos de fadas, apostilas, revistas, computador, softawers, , papéis variados,
EVA, lápis grafite, pincel, lápis de cores, giz de cera, canetinhas, gravuras
de revistas e livros velhos, tesoura, cola, Projetor multimídia, câmeras
fotográficas, caderno, canetas, lousa, mural, entre outros.
7 -
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
ATIVIDADES
|
PERÍODO – Ano
2012
|
Leitura do livro
Felpo Filva de Eva Furnari e exploração do mesmo.
|
Agosto
|
Apresentação de
um slide com informações sobre a autora Eva Furnari e suas obras.
|
Agosto
|
Realização
de atividades sobre receitas, contos de fadas e cartas.
|
Agosto, setembro e outubro.
|
Realizando
atividades diversificadas para a construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
|
Agosto, setembro e outubro.
|
Produto final:
Construção do “Almanaque do Felpo Filva”;
|
Novembro
|
8. REFERÊNCIAS:
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares Nacionais: Lingua Portuguesa.
Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Gestar:
Literatura Infantil. Vol.07. Brasília: 2002.
FURNARI, Eva. Felpo
Filva. São Paulo: Moderna, 2006
PRÓ
– LETRAMENTO - Fascículo de
Alfabetização, 2009.
9- Anexos -
Leitura
do Livro Felpo Filva para as Crianças
Produção e Interpretação dos alunos -2º Ano
Produção e Interpretação dos alunos -1º Ano
Receitas -1º Ano
Receitas -2º Ano
Produções de fábulas -3º Ano
Outras Produções
em Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário