quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estudo do Conselho Escolar


No dia 24 de julho, ontem,  a Escola Julieta Vilela Velozo se reuniu com os membros do Conselho Escolar para realizar o estudo do primeiro módulo do Conselho Escolar, com o tema: Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. 
A reunião foi presidida pela vice-diretora da escola e vice-presidente do Conselho Escolar Ana Leite de Sousa Santos. Alguns membros do Conselho faltaram e esperamos justificar a falta na lista de presença. A vice-presidente iniciou cumprimentando a todos agradecendo pela presença. Falou sobre os recursos que são recebidos pela escola, como: Recursos Federais: PNAE, PDDE; Recursos Estaduais: PROAFI, PROFIPES, PME. 
Foi exposto o valor que foi recebido de cada recurso durante este ano e em que foi aplicado. Comentou também sobre a preocupação em relação ao número de alunos que estão saindo da escola este ano, pois no próximo ano os recursos virão de acordo com o número de alunos em que estarão matriculados este ano letivo. 
Falou -se  sobre os doze módulos que iremos estudar. Iniciamos o estudo do Módulo I lendo a introdução do módulo que explica sobre o que são os Conselhos Escolares, objetivos, finalidade. Vimos neste estudo a equipe sempre reunida em que as decisões são tomadas em conjunto com a participação da comunidade escolar para garantir a democratização da escola e a qualidade do ensino. A supervisora Andréia falou também sobre as funções do Conselho Escolar que são: Deliberativas, Consultivas, Fiscais, Mobilizadoras. Foi bem clara nas explicações, pois a mesma já havia estudado este módulo quando residia em Cacoal. A vice-presidente continuou lendo, explicando e ouvindo opiniões juntamente com todos os membros participantes. 
O Conselho Escolar possui autonomia para tomada de decisões desde que estas sejam decididas por toda equipe e de acordo com o Regimento Interno da Escola e também com as Leis Educacionais. Como os Conselhos Escolares devem funcionar? Os membros do conselho devem se reunir mensalmente para esclarecer dúvidas e desenvolver as ações. 
As reuniões devem ser realizadas com a presença da maioria dos participantes. Vimos os aspectos positivos sobre a implantação dos Conselhos Escolares, como: escolher bem os representantes, maior transparência das decisões tomadas, garantir o respeito às decisões tomadas, informar com antecedência a pauta da reunião. A importância de conhecer o PPP da escola. A vice-diretora abriu espaço para quem quisesse comentar alguma coisa. O suplente pai/aluno Sr. Áureo Soares falou sobre a dificuldade de quem não trabalha na escola para ter mais conhecimento sobre como e o que é trabalhado na escola. 
A supervisora Andréia apresentou o Projeto Político Pedagógico da Escola que está a disposição de toda a comunidade escolar para ter conhecimento de como funciona a Escola Julieta Vilela Velozo.
A vice-diretora finalizou agradecendo a presença de todos - esta postagem foi redigida pela orientadora da escola, professora Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário